FBI conclui que nó em box da Nascar em Talladega foi infeliz coincidência

Dos males, o menor. Bastaram dois dias de investigação para que fosse revelado o motivo da presença de um nó semelhante aos usados em enforcamentos na área de box de Bubba Wallace, no Talladega Speedway. Diante do olhar vigilante da Nascar e do reforço à postura inclusiva da categoria, os agentes do FBI destacados para o circuito do Alabama descobriram se tratar de uma infeliz coincidência.

Na verdade o nó foi colocado na porta de uma das garagens para abri-la e fechá-la. Evidências fotográficas mostraram que o artefato estava no local desde a corrida do outono de 2019, quando a área não era usada pela equipe de Richard Petty, time de Bubba. O nó com este desenho se tornou sinônimo da organização supremacista branca KuKluxKlan – o Alabama foi um dos estados com discriminação racial mais forte nos EUA, na segunda metade do século passado.

Imagem

“O FBI completou sua investigação no Talladega Speedway e determinou que Bubba Wallace não foi alvo de um crime de ódio. O relatório conclui, e a evidência fotográfica confirma, que um puxador de porta de garagem em formato de nó corredio (noose) foi posicionado ali já no outono passado. O que obviamente aconteceu da chegada do time do #43 e a distribuição das garagens. Apreciamos a rapidez e o alcance da investigação pelo FBI e ficamos felizes por constatar que não foi um ato intencional racista contra Bubba. Permanecemos firmes em nosso compromisso de proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo a todos os que amam as corridas”, diz a nota da Nascar.

Suporte

A descoberta não invalidou em nada as manifestações de solidariedade a Bubba Wallace na corrida da segunda-feira (21). Numa cena emocionante, o Camaro #43 foi conduzido por todos os pilotos e mecânicos até o fim do pitlane. A opinião no paddock é de que a resposta mostrada pela comunidade da Nascar reforçou o compromisso pela igualdade e diversidade na competição.

“O que transpareceu nestes dias foi uma unidade que apenas reforça os laços entre cada integrante de time, fã e mesmo não fã. Seguimos ao lado de Bubba com orgulho, para fazer com que todos sejam acolhidos como parte da família Nascar”, destaca a Wood Bros, de Matt di Benedetto (#21).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais