Ferrari revela esboços da nova 296 GT3
O ano de 2023 será especial para a Ferrari nas competições de endurance e GT. Depois de quase 25 anos a Scuderia voltará a contar com um protótipo capaz de brigar pela vitória geral tanto no Mundial quanto na IMSA – o último havia sido o 333 SP que, no entanto, não era alinhado diretamente pela fábrica. A expectativa é de que em alguns meses o Le Mans Hypercar italiano ganhe a pista para seus primeiros testes.
Mas a casa de Maranello também trará novidades em se tratando da GT3. A atual 488 (que também existe na configuração GT2, ou GTE) dará lugar à 296 GT3. Que mudará inclusive um conceito tradicional da marca. A motorização V8 dará lugar a um V6 3.0 turbo que, no modelo de produção, gera 660cv. A versão de rua do modelo, aliás, conta com a ajuda de um sistema híbrido que eleva a potência a quase 850cv. Sistema esse que, ao menos por enquanto, não estará na máquina de competição. A inspiração para as linhas da 296 vieram da 250 LM, de 1963, capaz de vencer na geral as 24h de Le Mans, em 1965.
A 296 GT3 é a primeira cujo desenvolvimento é feito pela Oreca, fabricante francesa que acumula vitórias na LMP2 e DPi. Mais uma ruptura, já que o projeto e a montagem dos modelos GT cabia à Michelotto, parceira histórica da Ferrari e igualmente localizada em Modena. A promessa é de que os testes de pista também começarão em breve.

Siga o Racemotor no: