Ferrari SF-23: evolução radical para brigar pelo título
Base mantida, mas com mudanças radicais para brigar pelo título mundial de F-1 de 2023. Apresentada nesta terça-feira na pista de testes de Fiorano, a nova Ferrari SF-23 mostra que a Scuderia trabalhou bastante para ter um carro capaz de fazer mais que o antecessor – o F1-75 venceu quatro corridas e deu ao time de Maranello o vice de Construtores, mas esbarrou em problemas mecânicos e na superioridade da Red Bull.
O grupo comandado por Enrico Cardile modificou o conceito da suspensão dianteira. A SF-23 abandona o pull-rod (que na teoria favorece o fluxo de ar junto às rodas) por um push-rod mais convencional – o elemento principal está ancorado junto à parte inferior das rodas. O objetivo é aumentar as possibilidades de acertos diferentes para ajustar o comportamento do carro aos vários tipos de circuito.
A engenharia de Maranello desenhou uma carenagem do motor extremamente curta e compacta, acompanhada por uma barbatana de tubarão longa, mantida na cor original da fibra de carbono, como outras partes do carro. Sinal de que o peso ainda é uma preocupação.
Os sidepods (laterais) mantêm o conceito empregado no ano passado: são mais longos e robustos. Ao contrário de várias rivais, a Ferrari não usa os ‘canhões’, a parte bombada da carenagem do motor junto às saídas dos escapamentos. Atenção especial também à asa traseira. Na asa dianteira, uma solução semelhante à que foi tentada pela Mercedes no fim de 2022 e rejeitada pela FIA: cinco pequenos desviadores de fluxo entre os dois elementos principais. Uma mudança no texto do regulamento permitiria agora esses dispositivos.
Razão de vários abandonos em 2022, a unidade de potência recebeu atenção especial da equipe comandada por Enrico Gualtieri, que não só identificou a origem dos problemas como teria conseguido aumentar a potência do conjunto.
Na moeda
O SF23 percorreu já nessa terça seus primeiros quilômetros em Fiorano, o que não acontecia desde 2017. Um ‘cara ou coroa’ deu a Charles Leclerc a chance de andar primeiro, seguido por Carlos Sainz, diante de um grupo de tifosi que participou do evento. Em sua primeira apresentação como team principal, Frederic Vasseur se mostrou otimista para o campeonato. O francês sabe, no entanto, que boa parte das chances de título do Cavallino Rampante depende de um trabalho mais eficiente de estratégia e gestão nos boxes, tanto quanto de um bom carro.


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