FIA aprova corridas de qualificação na F-1. Ideia será testada em três GPs
Martelo batido pela Comissão de F-1 da FIA. A entidade máxima do automobilismo aprovou a proposta de corridas de qualificação aos sábados para definir a ordem de largada de GPs do Mundial. Inicialmente a novidade será testada em três etapas da temporada – duas na Europa (Silverstone e Monza) e uma fora do Velho Continente, ainda a confirmar. Interlagos foi uma das possibilidades ventiladas, mas a situação da pandemia mantém a incerteza envolvendo a etapa brasileira.
Os finais de semana com a Sprint Race perdem uma das sessões de treinos livres (o que era o FP2, na tarde de sexta-feira). Em seu lugar entra um treino de classificação (QP) aos moldes do atual, que determinará a ordem para a corrida do sábado, à tarde. Antes dela, será a vez da segunda sessão livre, sempre com 60 minutos de duração.
No QP da sexta-feira cada carro contará apenas com os pneus macios (cinco jogos), sem a possibilidade de estratégia para interferir no GP do domingo. A Sprint Race terá 100 quilômetros de extensão, com dois jogos de pneus de livre escolha por carro. Os três primeiros colocados pontuam (3, 2 e 1, respectivamente).
“Estamos animados com essa novidade que vai proporcionar finais de semana de corrida ainda mais envolventes. Ver os pilotos em disputa nos três dias do GP será uma experiência fascinante. Fico feliz de que as equipes tenham apoiado nosso plano, num esforço conjunto para atrair os fãs de novas maneiras. Tudo sem deixar de lado a tradição e a meritocracia de nosso esporte”, disse Stefano Domenicali, CEO da F-1.
Siga o Racemotor no: