FIA divulga relatório do acidente de Romain Grosjean no Bahrain

Três meses depois do assustador acidente com a Haas de Romain Grosjean na primeira volta do GP de Sakhir da F-1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou as conclusões de suas investigações.

Os especialistas da comissão de segurança da entidade analisaram os dados da caixa eletrônica presente nos carros para reunir dados de acidentes; e dos sensores (acelerômetros) junto ao ouvido do francês. Ainda entrevistaram os integrantes da equipe médica e fiscais de pista.

Segundo o relatório, o carro de Grosjean atingiu a barreira tripla de guard-rails a 192km/h, com um ângulo de 29 graus em relação à proteção. O impacto submeteu o piloto a uma força gravitacional de 67g. Ele precisou de 27 segundos para se livrar dos destroços em chamas. E o carro médico chegou à cena do acidente (Curva 3) em apenas 11 segundos.

A lâmina central do guard-rail não proporcionou a proteção esperada, o que explica o fato de o cockpit atravessar a barreira metálica.

As informações acumuladas serão usadas para estudar formas de aumentar a segurança e eficiência dos materiais. Caso das luvas usadas por Grosjean, que não conseguiram impedir as queimaduras. Além disso, foram exigidas da Haas mudanças no desenho e fixação do suporte de cabeça e da posição do bocal de combustível (preso ao chassi no VF-20).

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