Filme repetido no Endurance Brasil. Ligier vence de novo em Goiânia
Segunda visita do Império Endurance Brasil a Goiânia na temporada e segunda vitória do Ligier JS P320 LMP3 #117 da BTZ Motorsport. Assim como na abertura do campeonato, Gaetano di Mauro e Guilherme Bottura contaram com a confiabilidade do protótipo francês em mais uma tarde de forte calor. Se desta vez os AJR conseguiram resistir melhor às condições exigentes, os dois que brigaram pela vitória enfrentaram problemas.
Di Mauro atacou em seu primeiro stint e com 20 minutos de corrida, deixou para trás em uma só manobra os AJR #444, pole e então líder, com Gustavo Kiryla; e #99 (Pietro Rimbano). O safety car foi acionado pela primeira vez (de quatro) após o toque da Mercedes AMG GT4 #121 (Barbosa/Alcaraz) na BMW M2 CS GT4 #64 (Visconde/Lucas Foresti/Victor Foresti). Na GT3, os líderes do campeonato Marcos Gomes e Xandinho Negrão (Mercedes AMG #9/Mattheis) perderam tempo com um pneu furado.
Undercut
A essa altura, o AJR Chevrolet #35 da JLM (David Muffato/Pedro Queirolo) avançava à segunda posição. Bottura assumiu o comando do #117 após o primeiro pit, com Queirolo encurtando a distância. Na segunda janela obrigatória de paradas, o #35 seguiu por mais tempo na pista e conseguiu o undercut, voltando à frente.
A vantagem confortável de Muffato e Queirolo sobre o Ligier (25 segundos) acabou zerada com a neutralização causada pela McLaren GT4 #222 (Autlog), a uma hora e 15 do fim. Na relargada, Queirolo rapidamente recuperou boa parte da vantagem. A terceira intervenção do safety car, durante a terceira janela, por pouco não definiu a corrida. Di Mauro já havia retornado à pista enquanto Muffato seguia nos boxes, com a vantagem do pelotão a baixa velocidade pelo circuito.
O #117 se manteve na mesma volta, mas no fim do pelotão, com a missão de superar toda a fila para ameaçar o AJR. O #444, com a asa traseira danificada, perdeu bastante tempo nos boxes. A 36 minutos do fim, Muffato foi obrigado a encostar, com problemas de motor. Caminho aberto para o Ligier. Leandro Romera e Rimbano levaram o AJR #99 ao segundo lugar, com Emilio Padron, Fernando Ohashi e Marcelo Vianna (AJR #11/Motorcar) em terceiro.
Vitória inédita
Na GT3, primeira vitória da BMW M4 #17 (Pole Motorsport), com Leo Sanchez e Átila Abreu. Um domínio iniciado já na qualificação e que valeu ainda a quinta posição na geral. Festa de Renan Guerra, Marco Pisani e Leandro Ferrari na GT4, com a Mercedes AMG #31. O MCR Grand-Am Ford #18 de Fernando Poeta, Rafael Biancini e Cláudio Ricci levou na P2.
Siga o Racemotor no: