Fim da espera: semana traz apresentação de oito máquinas do circo
Enfim o tempo de poucas informações e novidades chega ao fim e a Fórmula 1 desperta de sua hibernação de inverno (europeu), ao menos na pista. Nas sedes, o trabalho se manteve frenético para aproveitar até o último minuto possível o tempo para desenvolvimento dos componentes, quando não já projetar os pacotes de atualização e começar a definir as especificações dos modelos de 2020 (abaixo da matéria está um vídeo bastante didático de James Allison, diretor-técnico da Mercedes, explicando, para quem é bom de inglês, o demorado e complexo processo de nascimento de uma máquina para o circo).
E se a Haas abriu os trabalhos mostrando virtualmente seu VF19, com cores novas e características interessantes, a semana que antecede a primeira parte dos treinos em Barcelona será marcada pela revelação de outros oito carros (a Alfa Romeo – ex-Sauber – preferiu deixar para Montmeló, na segunda-feira, o fim do mistério envolvendo seu novo modelo).
Hora de imaginar que soluções bem-sucedidas das principais escuderias (notadamente Mercedes e Ferrari) serão ‘clonadas’ pelas rivais. As Flechas de Prata certamente inspirarão as rivais no desenho das rodas e sua função de criadoras de vórtices de ar para direcionar o fluxo aerodinâmico. Do Cavallino Rampante o desenho das carenagens que envolvem as tomadas de ar laterais (sidepods) e os defletores horizontais na zona à frente devem ser a ‘bola da vez’, especialmente com as novas regras e a limitação na dimensão deste tipo de componente.
As mudanças mais visíveis estarão na asa dianteira por obrigação – ela agora é 20cm mais larga e não conta com defletores, aletas e outros penduricalhos que ajudavam a aumentar o downforce. De todo modo, as primeiras imagens, seja nas apresentações via internet, seja nos eventos com presença de público, ainda não revelarão a configuração aerodinâmica definitiva (especialmente os difusores).
A grande curiosidade envolve a Red Bull RB15, primeiro fruto da parceria entre o time do Touro Vermelho e a Honda. Terá conseguido Adrian Newey reduzir ao máximo as dimensões mesmo com as exigência de refrigeração da unidade de potência japonesa? A resposta vem quarta-feira, dia, aliás, de maior movimentação, com três carros aparecendo pela primeira vez – Mercedes W10 e Racing Point também se revelam. Neste domingo (10) a Toro Rosso deu uma prévia do que vai mostrar na segunda-feira com o visual dos macacões de Alexander Albon e Daniil Kvyat, uma mostra do que será a decoração de seu STR14.
F-1’2019
Apresentações
Haas VF19: confira AQUI
Williams FW42: segunda-feira (11/2)
Toro Rosso STR14: segunda-feira (11/2)
Renault RS19: terça-feira (12/2)
Mercedes W10: quarta-feira (13/2)
Red Bull RB15: quarta-feira (13/2)
Racing Point RP01: quarta-feira (13/2)
McLaren MCL34: quinta-feira (14/2)
Ferrari SF90 (*): sexta-feira (15/2)
Alfa Romeo: segunda-feira (18/2)