Fittipaldi e Leist em ritmo de estreia no ‘Tricky Triangle’ de Pocono

Um oval em forma de triângulo com três retas de tamanhos diferentes. Não por acaso, o circuito de Pocono, na Pensilvânia, é conhecido entre os norte-americanos como “The Tricky Triangle”, algo como “o Triângulo Desafiador”. Com 2,5 milhas de extensão (a mesma de Indianápolis), o palco da 13ª etapa da Verizon Indycar Series, domingo (19), justifica o nome especialmente para quem o encara pela primeira vez a bordo dos Dallara DW12 com tamanha cavalaria nas costas. Casos dos brasileiros Matheus Leist (A.J. Foyt) e Pietro Fittipaldi (Dale Coyne), que tiveram um primeiro contato com o traçado nos testes coletivos da categoria, semana passada.

O gaúcho tem lutado com as limitações de seu equipamento, especialmente nos traçados mistos, o que faz de sua primeira temporada na categoria um difícil aprendizado. O time comandado pela lenda das pistas, no entanto, tem conseguido bons acertos para os ovais, o que aumenta a expectativa para o desafio. “Estamos chegando no fim da temporada e queremos mostrar que temos potencial para chegar entre os 10 primeiros.Buscamos um resultado positivo para coroar o esforço que eu, o Tony (Kanaan) e o pessoal do box estamos fazendo nos ajustes do carro”, diz Leist, melhor rookie no grid para as 500 Milhas de Indianápolis.

Diferentemente de Leist, o neto de Emerson Fittipaldi não faz a temporada completa – depois da estreia em Phoenix, marcada pelo abandono, sofreu o grave acidente nos treinos para as 6h de Spa-Francorchamps que o deixou fora das pistas por quase três meses e retornou em Mid-Ohio. Nos testes, teve a chance de simular o comportamento do Dallara Honda #19 no tráfego e trabalhar no acerto do carro. “Será apenas minha segunda prova em um oval na Indy, então é um tipo de circuito que ainda estou me acostumando. Meus treinos físicos estão cada vez mais intensos e isso é muito importante na preparação para pilotar em um oval, onde é preciso estar em um nível de concentração muito alto”. A pista é mais uma em que o avô de Pietro recebeu a bandeirada na frente.

A programação em Pocono será concentrada em dois dias. No sábado, o primeiro treino livre será às 11h30 e o classificatório às 14h30 (de Brasília). Às 17h45, com o grid já definido, os carros voltam à pista para mais uma sessão livre. Domingo, a largada para as 200 voltas está prevista para as 15h, com transmissão ao vivo pelo BandSports.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais