Fórmula E ajusta calendário e terá teto de gastos em 2023
Novidades no calendário da temporada 2022 do Mundial ABB FIA da Fórmula E. Reunido em Paris, o Conselho Mundial do Esporte Motor (WMSC) da FIA confirmou uma nova versão do calendário. Saem uma etapa que ainda não tinha local definido e o E-Prix previsto para a China. Os finais de semana de Roma, em abril, e Berlim, em maio, se transformam em rodadas duplas. Assim, ficam mantidas as 16 corridas, com Jakarta (Indonésia); Vancouver (Canadá) e Seul (Coreia do Sul) como eventos que estreiam no campeonato.
Foi feito um ajuste no novo sistema de qualificação, que prevê a divisão inicial em dois grupos, com os melhores avançando e se enfrentando em duelos eliminatórios até a pole. A primeira fase passa de 10 para 12 minutos e só serão válidos os tempos de um piloto quando sua primeira volta cronometrada for marcada nos seis minutos iniciais.

A categoria elétrica passa a adotar em 2023 um sistema de teto orçamentário para os times e montadoras. Nos dois primeiros anos de adoção dos carros Gen3, cada equipe poderá gastar €13 milhões, o equivalente a R$ 83,7 milhões por temporada, pelo câmbio do dia. O total sobe para €15 milhões (R$ 96,6 milhões) em 2025, quando acontecerá o primeiro estágio de desenvolvimento das máquinas.
Já as fábricas contarão com um total de €25 milhões (R$ 161 milhões) a cada dois anos para o projeto, desenvolvimento, fabricação e fornecimento das unidades de potência. Nos dois casos, a FIA fará o controle dos gastos.
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