Fórmula E volta a Londres com novidade no traçado

A Fórmula E está de volta a Londres, pela primeira vez com status de Mundial FIA. A capital inglesa será o palco de um momento inédito nas sete temporadas da categoria elétrica de monopostos: o traçado escolhido para a rodada dupla inclui uma parte coberta, traçada no interior do centro de eventos ExCel, na região portuária londrina. Com direito à presença de público, permitida pelas autoridades britânicas com a melhora das condições da pandemia e a vacinação da população.

São 2.252m de extensão com 22 curvas. A reta dos pits e as cinco primeiras curvas estão no trecho indoor, com uma subida na entrada e uma descida na saída. A parte oposta conta com sequências de retas e partes velozes, além de curvas de 180º graus seguidas e freadas fortes. A estreia do circuito estava prevista para 2020, mas não só as restrições da pandemia impediram a etapa britânica como o ExCel se transformou em hospital de campanha e área de suporte.

Brasileiros

Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) define a pista de Londres como ‘diferente’. “Teremos pisos, temperaturas e condições de aderência bastante distintos em cada trecho. E, se chover, como é comum em Londres, o jogo muda completamente. Não é um traçado particularmente veloz. Também não será critico em termos de consumo de energia. Tem muitas curvas para uma pista pequena e, a princípio, oferece poucos pontos de ultrapassagem.

O paulista foi ao pódio com a terceira posição na primeira corrida da rodada dupla em Nova York. Com 59 pontos, aparece em 12º no campeonato. Que é liderado por Sam Bird (Jaguar), com 81.

Para Sérgio Sette Câmara (Dragon Penske Autosport), a expectativa é voltar a pontuar após a frustração na etapa norte-americana. Na corrida do domingo, ele avançou à Superpole e se manteve entre os 10 primeiros até a última volta, quando um pneu furado o fez terminar em 11º. Na qualificação do sábado ele entrará na pista no último grupo, o vai fazer grande diferença, considerando a pouca aderência do piso.

No sábado (24) a classificação acontece às 7h (de Brasília) e a largada do primeiro E-Prix às 11h. No domingo a qualificação está marcada para as 6h e a corrida para as 10h, sempre no horário brasileiro. Cultura e Sportv transmitem.

Jaguar prossegue

Nesta quinta-feira (22) a Jaguar confirmou que seguirá na categoria no ciclo técnico que se inicia em 2023, com os carros Gen3. A marca britânica se junta a Porsche, Nissan, DS Techeetah, Nio e Mahindra, que já haviam assegurado sua continuidade.

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