Gasly na Alpine e De Vries na AlphaTauri: as novidades da F-1 no Japão
Fim da novela envolvendo o nome do substituto de Fernando Alonso na Alpine para o futuro próximo no Mundial de F-1. Embora a equipe francesa tenha feito um shootout na Hungria com possíveis candidatos à vaga, o escolhido foi mesmo Pierre Gasly. O piloto de 26 anos, nascido em Rouen e vencedor do GP da Itália de 2020 encerra uma ligação de nove anos com a Red Bull, os seis últimos na categoria máxima. E formará dupla com o compatriota Esteban Ocon.
“Pilotar para uma equipe com raízes francesas é algo muito especial. Conheço bem as virtudes da Alpine por tê-los enfrentado nos últimos anos e sua evolução e ambições são impressionantes. Quero agradecer à Red Bull pela confiança e suporte que me permitiram chegar à F-1. O que conseguimos na AlphaTauri nos últimos anos foi único”, disse Gasly.
A ligação com a Renault (controladora da Alpine) não é nova para ele. Em 2013, o francês foi campeão europeu de F-Renault. No ano seguinte, vice da Renault 3.5. E chegou a defender a Renault eDams na Fórmula E.
Pontos na estreia
O anúncio da Alpine foi acompanhado de outro da AlphaTauri para revelar quem ocupará a vaga aberta por Gasly no time de Faenza. A escolha recaiu sobre Nyck de Vries. O pequenino holandês de 27 anos foi campeão da Fórmula 2 em 2019 e, no ano passado, se tornou o primeiro campeão mundial da Fórmula E, pela Mercedes. Ainda ligado à montadora alemã, ganhou a chance de estrear na F-1 no último GP da Itália, substituindo Alex Albon na Williams. E já pontuou.
“Depois da F-2 minha carreira tomou um rumo diferente, mas a F-1 sempre foi meu sonho e estou grato por realizá-lo. Tive a chance de andar com o carro 2022 e isso certamente me ajudará para o próximo ano. Fico feliz por me juntar a um time italiano com um clima de família”, afirmou.
De Vries é o terceiro piloto, depois de Albon e Sergio Perez, a ganhar uma chance nas equipes da Red Bull sem vir do programa de talentos da fabricante de bebidas energéticas (Yuki Tsunoda teve a carreira apoiada pela Honda, parceira de Red Bull Racing e AlphaTauri). O que coloca em dúvida a efetividade da academia austríaca e seu trabalho de renovação.
Siga o Racemotor no: