GP da Itália segue no circo até 2024. Holanda próxima de substituir etapa espanhola

Nem mesmo a Alonsomania iniciada com os dois títulos mundiais de F-1 do asturiano (2005 e 2006) e que revolucionou o automobilismo espanhol parece ser capaz de manter o país no calendário da Fórmula 1. De acordo com a revista inglesa Autosport, outra onda de popularidade – a da turma laranja que começou a seguir Max Verstappen e seus feitos – está muito próxima de trazer a Holanda de volta ao circo, no lugar do GP espanhol.

Zandvoort é o traçado escolhido – a pista recebeu 30 vezes a categoria, a última delas em 1985. E a data prevista, já para 2020, é a segunda semana de maio, exatamente o período reservado para a corrida em Montmeló. O problema para os espanhois foi a perda de suporte público, apesar da ótima venda de ingressos nas últimas edições. O contrato com a FOM/Liberty Media vence esse ano, e ainda não houve avanço nas conversas para uma eventual renovação.

Coisa que aconteceu, por sua vez, com um dos templos sagrados da velocidade, Monza. Também obrigado a negociar anualmente o suporte das autoridades da região da Lombardia, o Automóvel Clube da Itália, proprietário da pista e promotor do GP da Itália, aguarda apenas a assinatura do novo contrato com a F-1. O presidente do ACI, Angelo Sticchi Damiani, confirmou ter reunido as condições financeiras para manter a prova por pelo menos outros cinco anos (até 2024).

O calendário para 2020 ainda conta com alguns asteriscos, já que há outros contratos se encerrando este ano. Se o de Silverstone parece próximo da solução (diante dos rumores o próprio circuito admitiu, nas redes sociais, que as negociações estão próximas do desfecho), o mesmo não ocorre com o México, que viu o apoio governamental comprometido para os próximos anos.

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