GP de Portugal é mais uma vez de Lewis Hamilton

A centésima pole ainda não veio, mas a 97ª vitória sim. Lewis Hamilton (Mercedes) repetiu o resultado do ano passado no GP de Portugal, terceira etapa do Mundial de F-1. Desta vez com um pouco de trabalho. O heptacampeão chegou a cair para terceiro mas, no espaço de nove voltas, chegou à liderança mantida com tranquilidade até a bandeirada. Max Verstappen (Red Bull Honda) e Valtteri Bottas completaram o pódio.

A corrida teve o safety car na pista já na volta 2, depois que Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) atingiu o carro do companheiro Antonio Giovinazzi na reta dos boxes e acabou levando a pior. Bottas manteve a vantagem da pole e era seguido por Hamilton e Verstappen, com a confusão habitual no meio do pelotão. Na relargada, o holandês surpreendeu o britânico e, mesmo sem a ajuda do DRS, assumiu o segundo lugar. Uma escapada de pista na Curva 14, no entanto, deu ao rival da Mercedes a chance de dar o troco na 11ª volta.

Com Bottas pouco à frente, não demorou para que Hamilton tivesse o finlandês na alça de mira. Ele preferiu não esperar por um eventual undercut no pitstop e tomou a ponta na V.20. Com pista livre, conseguiu limitar o desgaste de pneus para cumprir o plano de parada previsto pela Mercedes.

A rodada de pitstops deu a Verstappen a chance de se aproximar e superar Bottas. Hamilton parou na V.38 e a liderança acabou com Sergio Perez (Red Bull), que procurou adiar ao máximo a troca de pneus. Mais uma vez o heptacampeão não esperou pela parada do mexicano e retomou a ponta.

Melhor volta

Com os três primeiros lugares definidos, Mercedes e Red Bull iniciaram uma disputa pelo ponto da melhor volta. Bottas foi chamado para montar pneus macios na antepenúltima volta, e o time do touro vermelho respondeu na seguinte, com Verstappen. Max conseguiu ser mais rápido, mas teve o tempo anulado por exceder os limites da pista na Curva 14. Perez recebeu a bandeirada em quarto, seguido por um constante Lando Norris (McLaren) que, assim, assumiu o terceiro lugar no campeonato.

Decepções

Graças à estratégia, a Alpine conseguiu colocar os dois carros na zona de pontuação. Esteban Ocon foi o sétimo e Fernando Alonso o oitavo. Charles Leclerc ainda salvou uma sexta posição, numa corrida discreta. Pior ainda para Carlos Sainz, prejudicado pela estratégia. Depois de largar com os pneus macios, a Ferrari preferiu os médios para a longa sequência restante – faltou borracha para se defender. Daniel Ricciardo avançou da 17ª para a nona posição, com Pierre Gasly (AlphaTauri) fechando a zona de pontuação.

Mais uma prova decepcionante para a Aston Martin. A equipe britânica se ressente ainda mais do que a Mercedes do projeto com rake (traseira do carro mais alta que a dianteira) menor que a de boa parte dos rivais. Sebastian Vettel se manteve entre os 10 até a parada, mas não conseguiu manter o ritmo com os pneus duros. Ainda assim, ficou à frente de Lance Stroll – os dois superados pela Alfa de Giovinazzi.

No campeonato, Hamilton tem agora 66 pontos, quatro a mais do que Verstappen. Norris soma 37.

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