GP do Bahrain é de Lewis Hamilton. Verstappen esbarra nos limites da pista

Sete títulos de pilotos e construtores juntos não vieram por acaso. Se Max Verstappen e a Red Bull dominaram a pré-temporada e os dois primeiros dias do GP do Bahrain, Lewis Hamilton e a Mercedes receberam a bandeirada à frente. Ao fim de 56 voltas movimentadas, as duas equipes fizeram um duelo estratégico que deu a vantagem ao #44. O holandês tinha o carro mais rápido em Sakhir, mas a tentativa de tomar a ponta na pista acabou frustrada – superou Hamilton na Curva 4 além dos limites da pista. Por orientação da direção da prova, devolveu a posição, e não conseguiu atacar nas duas últimas voltas. Valtteri Bottas completou o pódio.

A corrida perdeu uma volta com a largada abortada – a Red Bull de Sergio Perez apagou na volta de apresentação, o que obrigou o mexicano a largar dos boxes. E logo depois da Curva 3 (a mesma do acidente de Romain Grosjean ano passado), Nikita Mazepin bateu, provocando a primeira entrada do safety car. Verstappen liderava, seguido por Hamilton e Charles Leclerc, que levou a melhor sobre Bottas.

Com a pista liberada, as disputas se seguiram no pelotão intermediário – Fernando Alonso (Alpine), Carlos Sainz (Ferrari), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) andavam próximos. Obrigado a largar em último (punição por ignorar bandeiras amarelas na qualificação), Sebastian Vettel (Aston Martin) também se juntou ao pelotão. A entrada de Lewis Hamilton para o primeiro pit bem antes de Verstappen mostrou que a Mercedes arriscaria na estratégia. O próprio heptacampeão questionou o momento da parada e disse à equipe que poderia ter permanecido mais tempo na pista – voltou com os pneus duros. O holandês parou quatro voltas depois (V.18) e voltou a usar os médios.

Situação que se repetiu na segunda sequência de paradas. Desta vez, no entanto, Verstappen voltou com os mesmos pneus duros de Hamilton, mas 11 voltas mais novos. Começou a perseguição – o piloto da Mercedes deixou claro que fazia o máximo para tentar evitar a aproximação, sem sucesso. O ataque deu resultado na V.53, mas exigiu a devolução da posição. Mesmo com a ativação do DRS nas últimas voltas, o piloto da Red Bull não se aproximou o suficiente.

O ‘resto’

Com Red Bull e Mercedes bastante superiores ao restante do pelotão, Lando Norris e a McLaren Mercedes conseguiram ser os melhores do ‘resto’. Situação ajudada pelo problema com Perez que, mesmo com o contratempo, se recuperou para receber a bandeirada em quinto. Charles Leclerc e a Ferrari mostraram bom desempenho nas primeiras voltas, mas nova a unidade de potência ainda não se mostra à altura das principais rivais. O monegasco terminou em sexto, a quase um minuto do vencedor.

Yuki Tsunoda conseguiu pontuar em sua estreia – o carro da AlphaTauri mostrou ter potencial para incomodar as McLarens, mas Pierre Gasly acabou tocando Daniel Ricciardo, danificou a asa dianteira e fez um pitstop a mais. Lance Stroll fechou a zona de pontuação com a Aston Martin – já Vettel acabou punido por 5 segundos por ter atingido Esteban Ocon na freada da reta dos boxes. Alonso abandonou com problemas nos freios traseiros da Alpine, depois de mostrar ritmo de corrida para pontuar.

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