Grandes equipes suspendem programas na Nascar Xfinity. Ares de crise na divisão de acesso

O gigantismo provocado pelo formato atual da Nascar Monster Cup Energy Series, com o sistema de franquias e a quase obrigação de contar com supertimes para lutar por vitórias e títulos começou a causar estragos na Xfinity, a divisão de acesso. Numa mesma semana, dois dos principais times da categoria confirmaram que não vão alinhar carros na série em 2019.

A Roush Fenway (Ford) retirou os Mustang #60 e #61, sob alegação de que precisa concentrar esforços em seu esquadrão na Monster Cup. Nesta sexta-feira (4), foi a vez de Chip Ganassi anunciar que o Camaro #42 está fora da disputa por “falta de patrocínio”. A revista britânica Autosport cita investigações do FBI na DC Solar, que financiava o programa, como o fato que gerou o problema e impediu a renovação de contrato. Pior para Ross Chastain, que tinha contrato para fazer toda a temporada pela CGR.

Ainda é cedo para falar em queda do nível técnico, considerando que equipes como a Joe Gibbs, Penske, JR Motorsport (de Dale Earnhardt Jr.), Stewart-Haas, Childress e Hendrick mantêm os planos. A menos que pequenos times decidam se arriscar no campeonato, no entanto, fica mais provável a presença de grids sem o máximo previsto de 40 carros. Assim como se torna mais difícil a vida de quem se destaca nas categorias regionais (ARCA, K&N Pro East e West), reduzindo o número de volantes interessantes à disposição.

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