Hamilton tira pole de Bottas em Portimão e larga em busca da 92ª vitória na F-1

Lewis Hamilton não se especializou este ano apenas em reescrever os recordes da F-1, mas também em estragar a festa do companheiro de equipe Valtteri Bottas. O finlandês dominou todos os treinos livres do GP de Portugal, 12ª etapa da temporada; foi o mais rápido no Q1, no Q2, e na primeira sequência de voltas rápidas do Q3. Mas a pole, 97ª na carreira, é do britânico, com uma estratégia ousada da Mercedes. E deixa o hexacampeão ainda mais próximo da vitória 92, que o isolaria como recordista na categoria.

A equipe já havia conseguido avançar à última fase da qualificação em Portimão com os pneus médios (C2), de logo amarela – o que também fez Charles Leclerc (Ferrari). Depois de garantir vantagem na primeira parte da fase decisiva, com os macios (C3), mandou de volta à pista os carros de Bottas e Hamilton com a especificação intermediária. Bottas teve tempo para apenas uma volta lançada e baixou sua marca para 1min16s754. Hamilton completou duas – na última, fechou em 1min16s652.

A sessão de classificação começou com meia hora de atraso para o conserto de um bueiro que se soltou após a passagem de Sebastian Vettel (Ferrari) no FP3. Nos primeiros 15 minutos, destaque para o bom desempenho de George Russell, em meio aos rumores de que pode perder o lugar na Williams para Sergio Perez. O britânico mais uma vez avançou ao Q2 – Kimi Räikkönen, Antonio Giovinazzi (ambos da Alfa Romeo); Romain Grosjean, Kevin Magnussen (Haas) e Nicholas Latifi (Williams) foram os primeiros eliminados.

Na segunda fase, apenas as Mercedes e Leclerc optaram pelos pneus médios, o que pode valer uma estratégia diferente para as 66 voltas. Daniel Ricciardo (Renault) se garantiu entre os 10 mais rápidos, mas uma escapada em sua última volta lançada tirou a chance de andar no Q3.

Com o composto macio, Verstappen garantiu mais uma vez a terceira posição, com um surpreendente Leclerc a seu lado – a Ferrari levou para Portugal um novo difusor. Perez (Racing Point) voltou a se destacar, em quinto, à frente de Alex Albon (Red Bull); Carlos Sainz, Lando Norris (McLaren) e Gasly (AlphaTauri).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais