Hamilton voa na chuva e garante a pole para o GP da Styria na F1

Quase 50 minutos de espera até que a pista do Red Bull Ring apresentasse condições mais favoráveis, depois do cancelamento do FP3. Mas chuva o tempo todo, a ponto de os pneus full wet (azuis) não deixarem os carros. Numa condição que costuma equilibrar as cartas, mas também exalta o braço, Lewis Hamilton (Mercedes) garantiu a pole para o GP da Styria com uma diferença gigantesca para o segundo colocado, Max Verstappen: 1s126. Num traçado de apenas 4.318m, uma eternidade. Uma pilotagem digna do dono de seis títulos mundiais, depois de uma estreia marcada por punições que o deixaram apenas em quarto.

“Que dia complicado, muitas vezes não dava para ver aonde estava indo. Mas na última volta a pista estava mais livre e eu quis atacar. Adoro essas condições, costumo me sair bem nelas”, comentou Hamilton, que chegou às 89 poles. O inglês já tinha uma marca suficiente para garantir a P1, mas aproveitou o jogo de pneus até a última volta, para baixá-la em mais meio segundo.

Com o temor de que a chuva aumentasse, a ordem foi permanecer na pista o máximo de tempo possível nas três sessões. Em meio a algumas rodadas (Antonio Giovinazzi e a Alfa Romeo provocaram a interrupção do Q1 a 13 segundos do fim, Hamilton foi o mais rápido do Q1, já à frente de Verstappen. A boa surpresa foi a 12ª posição de George Russell, com a Williams, posição que o britânico confirmou no Q2. Por outro lado, Sergio Perez ficou entre os cinco primeiros eliminados com a Racing Point.

Ferrari sofre

A Ferrari evidenciou a falta de tração e equilíbrio e, pelo segundo fim de semana seguido, não conseguiu colocar os dois carros no Q3. Desta vez, quem larga na segunda metade do grid é Charles Leclerc, 11º na pista, mas punido com a perda de três posições por bloquear Daniil Kvyat (AlphaTauri). Sebastian Vettel avançou para o Q3 como o último entre os 10.

A chuva apertou na definição da pole e das cinco primeiras filas, com bons desempenhos de Carlos Sainz (que larga em terceiro com a McLaren, sua melhor qualificação); Esteban Ocon, quinto com a Renault, e Pierre Gasly, que leva a AlphaTauri à sétima posição. O francês é um dos beneficiados pela perda de três posições de Lando Norris, por ignorar uma bandeira amarela nos treinos livres de sexta-feira. Vettel, por sua vez, confirmou a P10.

Com a reduzida probabilidade de chuva para o domingo (10%), também os 10 primeiros poderão optar por estratégias diferentes para a corrida, já que os pneus de pista seca não foram usados. A escolha da Pirelli é a mesma do fim de semana anterior (C2/C3/C4).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais