Honda anuncia saída da F1 no fim da próxima temporada

Surpresa no Mundial de F-1: nesta sexta-feira, a Honda anunciou que suspenderá o fornecimento de motores a Red Bull e AlphaTauri no fim da temporada 2021. A montadora japonesa pretende concentrar energias e orçamento no desenvolvimento de veículos de rua elétricos e movidos por propulsão limpa – os engenheiros e especialistas atualmente no programa dos motores V6 híbridos serão remanejados para esta função.

A Honda retornou à F1 em 2015, segundo ano do regulamento híbrido e, com a McLaren, até 2017, enfrentou problemas de competitividade. Fernando Alonso, então no time britânico, chegou a dizer, em Suzuka, casa da fábrica, que ‘tinha um motor de GP2 no carro’.

O acordo com a Red Bull permitiu um ano de adaptação e avaliação na Toro Rosso. Os resultados positivos levaram à parceria também com o time principal. Juntas, as duas escuderias somaram cinco vitórias – a última de Pierre Gasly em Monza, com a AlphaTauri, além de 15 pódios.

“Nosso foco passa a ser em unidades de potência neutras em carbono, por uma sociedade sustentável. O automobilismo é parte do nosso DNA, vamos continuar em busca de desafios e vitórias nas categorias em que prosseguirmos”, justificou Takahiro Hachigo, CEO da Honda. Já no fim de 2019 havia rumores de que a empresa encerraria o fornecimento de motores na F-1, mais tarde desmentidos com o compromisso de seguir adiante pelo menos até a adoção das novas regras.

Por sua vez, Christian Horner lamentou a decisão, mas deixou claro o compromisso da Red Bull e a expectativa de encontrar substituição à altura. “Lógico que estamos tristes por não podermos continuar uma parceria que nos enche de orgulho. Estamos diantes de um desafio, mas nos acostumamos a superá-los e certamente encontraremos uma solução competitiva”. Que, no jogo de forças atual do circo, muito provavelmente será a Renault, que perde a McLaren como cliente no ano que vem. A ruptura com os franceses, em 2018, foi cercada de polêmicas, mas não deve interferir no sucesso de um novo acordo.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais