Hora da velocidade nas ruas de Macau. F-3 faz ‘despedida’

Para alguns, é uma insanidade acelerar em meio a muros, com trechos estreitos e curvas feitas em velocidade de carros de rua. Por outro lado, não foram poucos os nomes que, ao triunfar no lendário e perigoso Circuito da Guia, deram uma mostra do que fariam em seguida. Os anos passam, as categorias mudam, mas é difícil ignorar o fascínio do GP de Macau, um desafio diferente de tudo o que existe no automobilismo internacional. Os próximos dias vão ajudar a contar mais um capítulo dessa história no ex-protetorado português, hoje território da China.

Com 6.120m de extensão, o traçado tem duas partes totalmente opostas. A partir de Fishermen’s Bend, a pista é larga e veloz, proporcionando pontos de ultrapassagem. Já na sequência entre a desafiadora curva Lisboa e o Melco Hairpin (cotovelo com apenas 7m de largura), passando pelos Esses da Maternidade, é necessário prender a respiração e ignorar o cenário do entorno, com margem de erro zero – o trecho foi reasfaltado. Do ano passado, ainda é forte a lembrança do domínio do mineiro Sérgio Sette Câmara até a última curva quando, ao tentar se defender dos ataques de Ferdinand Habsburg e já sem pneus, acabou passando pela sujeira e rodando com a bandeirada na mira. Serginho, aliás, detém o recorde do traçado, com os 2min10s186 estabelecidos em sua primeira participação, em 2015.

Para a F-3 no formato atual, será uma despedida – vale lembrar que a galeria de vencedores tem, entre outros, Ayrton Senna, Maurício Gugelmin, Lucas di Grassi, além de Michael Schumacher e Takuma Sato. Embora a FIA e os organizadores ainda não tenham confirmado, tudo indica que, a partir de 2019, terão lugar as máquinas da nova F3 regional, que fariam, assim, um confronto único, valendo como Copa do Mundo. No grid deste ano, aliás, todas as atenções se voltam para Mick Schumacher, campeão europeu e que pode se tornar o terceiro da família a chegar ao alto do pódio (o tio Ralf também venceu). O campeão europeu alinha com o Dallara-Mercedes #1 da Prema Theodore e terá como principais adversários justamente o inglês Dan Ticktum (Carlin), vencedor ano passado e superado no duelo pela coroa europeia; os também britânicos Callum Illot (Carlin) e Jake Hughes (Hitech), além do neozelandês Marcus Armstrong (Prema).

Os treinos classificatórios serão disputados às 5h10 de sexta-feira (de Brasília). No sábado, a largada para a corrida qualificatória de 10 voltas está prevista para as 23h, também de sexta (começo da manhã na cidade asiática) e o vencedor será conhecido às 5h30 de domingo, em 15 voltas.

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