Hora do ePrix de Santiago, com calor e pista mudada. Evans é pole; Massa, o quarto

A segunda visita da Fórmula E a Santiago, em 2019, proporcionou uma das corridas mais emocionantes e incertas da história da categoria. A decisão de trocar o entorno do Palácio de La Moneda pelo Parque O’Higgins se mostrou acertada, com um traçado desafiador. Neste sábado (18) a categoria elétrica de monopostos volta a acelerar na capital chilena, mais uma vez sob forte calor. Um fator a mais para pilotos e equipamento. A largada acontece às 16h (de Brasília).

Com os termômetros marcando 41 graus, a qualificação viu prevalecer o neozelandês Mitch Evans (Panasonic Jaguar), à frente do alemão Max Günther (BMW iAndretti). Felipe Massa (Rokit Venturi) avançou à super pole e sai em quarto. Ele registrou o mesmo tempo de Pascal Wehrlein (Mahindra), com quem divide a segunda fila. Já Lucas di Grassi (Audi Abt Team Schaffler), com problemas no carro, largará do fundo do grid.

A pista, agora com 2.200m, perdeu a chicane entre as curvas 7 e 8 que foi um dos principais pontos de acidentes no ano passado. A zona final, na aproximação para a reta de largada/chegada também mudou. Uma tentativa da organização de tornar os circuitos de rua menos travados e reduzir ao máximo as neutralizações com entrada do safety car e as interrupções com bandeira vermelha. Especialmente agora que o grid conta com 24 máquinas, graças à entrada da Porsche.

Prova no Rio

De acordo com o site Motorsport.com, o ePrix de Santiago deste ano pode marcar a despedida do Chile do calendário, com sua substituição pelo Brasil. Nelsinho Piquet, primeiro campeão da F-E, está à frente de um projeto para levar a categoria ao Rio, num traçado dentro do Parque Olímpico da Barra. No aspecto logístico, seria o ideal para a série, por não envolver vias abertas ao público e, ainda assim, proporcionar um traçado no espírito da competição.

O piloto da Stock garantiu que o financiamento, a essa altura, seria o menor dos problemas. É necessário um entendimento com as autoridades estaduais e municipais. O Parque Olímpico, construído sobre o que foi um dia o Autódromo de Jacarepaguá, está interditado por problemas administrativos.

ePrix de Santiago

ABB Fia Formula E 2019/2020: segunda etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais