Indy adota dispositivo de proteção do cockpit para a temporada
Quem esperava pelo Aeroscreen como dispositivo de proteção dos cockpits das máquinas da NTT Indycar Series vai se acostumar, ao menos por enquanto, com outro sistema, o AFP. Os organizadores do campeonato confirmaram que, a partir das 500 Milhas de Indianápolis, todas as máquinas terão de ganhar a pista com o Advanced Frontal Protection, desenvolvido em conjunto com a Dallara.
Trata-se de uma pequena barra em titânio com cerca de sete centímetros de altura e 1,2 centímetro de largura, que será afixada na parte superior do bico e terá como função desviar detritos que se desloquem em alta velocidade na direção da cabeça do piloto. Um sistema semelhante vinha sendo desenvolvido desde 2012 em simulações por computador e os testes em túnel de vento e na pista confirmaram que se tratava da opção mais adequada para o atual chassi Dallara DW12 – as últimas avaliações feitas com o aeroscreen mostraram que a bolha transparente ainda precisa passar por ajustes para se tornar uma alternativa válida.
Por outro lado, o emprego de uma proteção metálica mais ampla como o Halo só poderá ser levado em conta a partir da próxima geração de chassis.