Interlagos faz 80 anos e ganha mural em homenagem a Ayrton Senna
O dia 12 de maio é momento de celebrar um aniversário importante na história do automobilismo brasileiro. Há exatos 80 anos duas corridas, para carros e motos, marcaram a inauguração do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Iniciativa do britânico Louis Romero Sanson, que, com sua empresa (Auto-Estradas), quis urbanizar a região entre as represas Billings e de Guarapiranga.
O traçado de quase oito quilômetros, com um anel externo de 3.250m foi usado inicialmente em terra batida. Na inauguração, nada de boxes, zebras, arquibancadas ou torre de cronometragem. Uma estutura que, ao longo das décadas seguintes foi sendo aprimorada. Em 1985, o complexo ganhou seu nome atual (Autódromo José Carlos Pace), em homenagem ao saudoso piloto que, uma década antes, vencia ali sua única corrida na F1, pela Brabham.

Para ter de volta a F1 em 1990, a Prefeitura de São Paulo remodelou o circuito, com a adoção do traçado atual, de 4.309m e uma curva em S após a reta dos boxes sugerida por Ayrton Senna. Além do circo, os mundiais de Endurance FIA; MotoGP, além do DTM (em 1996); F-3000 e Le Mans Series também foram atração.
Hoje finalmente sem as ondulações no asfalto que tanto mereceram críticas e com uma estrutura de boxes e escritórios à altura das exigências da F1, o autódromo vive a perspectiva de concessão à iniciativa privada e mudanças em seu interior. O processo foi interrompido pelo Tribunal de Contas do Município, que aguarda esclarecimentos e detalhamentos das autoridades municipais.
Kobra
Interlagos ganha, pelas suas oito décadas, um mural que homenageia Ayrton Senna. A obra “Ayrton Senna – Superação”, com 27 metros de altura, por 10 de largura, retrata a imagem do tricampeão no pódio após a primeira vitória em casa (1991). Na ocasião, um problema de câmbio na McLaren o obrigou a pilotar com apenas uma marcha. O que o fez chegar extenuado à premiação.
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