Invasão brasileira na Baja Aragón
Brasileiros em quantidade e qualidade na edição 2023 da Baja Aragón, mais tradicional prova de rally cross-country da Espanha, e válida pela Copa do Mundo FIA de Rally Baja. Nada menos que seis dos 271 veículos entre carros, UTVs, motos e caminhões contam com representantes verde e amarelos para encarar os dois dias de disputa na região de Teruel. A presença de vários times oficiais, já em preparação para o Dakar, é outro atrativo.
Terceiros entre os carros no ano passado, no primeiro contato com a Toyota GR Hilux DKR T1+, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio terão mais trabalho desta vez. Além do exemplar oficial de Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Gazoo Racing) e do comandado pelo saudita Yazeed Al-Rajhi (parceria com Timo Gottschalk, navegador de Lucas no Dakar), a Audi está presente com seu RS Q E-Tron e o trio de pilotos composto por Stephane Peterhansel, Carlos Sainz e Mattias Ekstrom.
Além disso, a X-Raid alinha o polonês Krisztof Holowczyc com o Mini JCW T1+ e a Ford estreia sua Ranger T1+ desenvolvida na África do Sul. Nani Roma e Gareth Woolridge comandam os novos modelos.
UTVs
Entre os UTVs, Cristiano Batista (ao lado do espanhol Fausto Mota), na T4, e seu filho Otávio Leite (com o navegador português João Filipe Miranda), na T3, vêm de vitória na Baja Italia, em busca do título da Copa do Mundo. No caso de Cristiano, do bicampeonato. Os dois comandam os Can-Am Maverick XRS da South Racing / Transmáquinas.
Gunter Hinkelmann e Enio Bozzano competem com um MCE5, UTV protótipo (T3) desenvolvido na França e adotado pelo Junior Team da Red Bull. A dupla usa a prova espanhola como preparação para o próximo Dakar. Já Jorge Wagenfuhr e Humberto Ribeiro, o Piauí, alinham com um Polaris RZR Pro R na T4.
A Baja Aragon se inicia na quinta-feira (20) com o prólogo que definirá a ordem de largada. No sábado e no domingo serão 850 quilômetros de setores cronometrados.
Siga o Racemotor no: