Isotta Fraschini confirma Hypercar para o Mundial de Endurance
O que até agora aparecia apenas como especulação se transformou em realidade nesta quinta-feira (20). Uma das marcas de automóveis mais luxuosas e respeitadas do planeta na primeira metade do Século XX, a italiana Isotta Fraschini retoma as atividades, e começa pelas pistas. Sediada em Milão, ela prepara um Hypercar com planos de alinhar no Mundial de Endurance 2023 (FIA WEC), como mostra o esboço.
O projeto e a construção do protótipo estão a cargo da Michelotto, parceira histórica da Ferrari e, até ano passado, responsável pela produção dos GTs de pista da Scuderia (além do também protótipo 333 SP). De acordo com o portal Motorsport.it, o modelo contará com propulsão híbrida. A unidade a combustão será um V6 3.0 biturbo o que, de início, afasta os rumores de uma parceria com a Mercedes.
O pacote aerodinâmico definitivo está em definição no túnel de vento da Williams, que pode colaborar ainda com o sistema elétrico (baterias). Nenhuma indicação por enquanto sobre a equipe que fará a gestão de pista, ou possíveis pilotos.
A promessa é de ter o carro pronto para as 6h de Spa-Francorchamps, terceira etapa da temporada. O que abriria caminho para a presença na centésima edição das 24h de Le Mans. O modelo ainda não aparece entre os confirmados pela organização do WEC – Toyota, Peugeot, Ferrari, Glickenhaus (com os LMH); Porsche e Cadillac (LMDh) estarão presentes no campeonato. Situação indefinida também para o Vanwall LMH, da ByKolles, que já fez uma série de testes de pista na Europa.
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