Jalapão abre Brasileiro de Rally Cross-Country e Sertões Series

Depois dos adiamentos forçados devido à pandemia (Barretos e RN1500), finalmente começa a temporada brasileira de rallies cross-country. Com um desafio que, em seis edições, já se tornou tradicional. Especialmente por atravessar uma das regiões mais desafiadoras (e belas) do país: o Jalapão. De quarta-feira (15) a sábado (19), o Rally Jalapão abre o Brasileiro de Rally Cross-Country e o Sertões Series. Um desafio de 1.400 quilômetros, 909 deles cronometrados, com largada em Luis Eduardo Magalhães (BA) e término na Vila Panambi (TO).

São Félix do Tocantins será o destino da primeira etapa – as duas seguintes serão disputadas em laço, em torno da cidade que é ponto central do Jalapão. Além da areia, que predomina no percurso, trechos técnicos (trial) e partes mais rápidas compõem o cardápio da edição.

Inscritos

Ao todo, 110 veículos estão inscritos na prova: 17 carros, 31 motos, 2 quadriciclos e 60 UTVs. A lista é encabeçada pelos campeões de 2020. Nos carros, Zé Hélio Rodrigues busca o bicampeonato com novo navegador em seu Buggy Giaffone V8: o motociclista Ramon Sacilotti. Carlos Ambrósio, Júlio Capua e Marcelo Gastaldi (que estreou este ano no Dakar) também comandam os modelos 4×2. Entre os T1 (4×4), destaque para os atuais campeões do Sertões Marcos Baumgart/Kléber Cincea. Depois das experiências nos UTVs, Adroaldo Weisheimer estreia com a Ford Ranger V8 T1 do X Rally Team.

O francês Adrien Metge (Yamaha) é outro que luta pela segunda vitória consecutiva, nas motos. Mas terá adversários fortes, a começar pelo companheiro na equipe IMS Yamaha Ricardo Martins. O catarinense, vencedor do último Sertões, luta pelo título brasileiro na Moto 1. A Honda conta com Júlio Zavatti, o Bissinho; Gregório Caselani; Jean Azevedo, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach (os dois últimos com as CRF 250F nacionais).

A luta entre os UTVs promete ser equilibrada como tem sido a tradição. Reinaldo, Gabriel e Bruno Varela (vencedor ano passado) representam a ‘Família da Poeira’. Vão medir forças com os dois últimos campeões do Sertões: Deninho Casarini (2020) e Deni do Nascimento (2019). Rodrigo Luppi, Richard Fliter e Cristiano Batista são outros nomes que prometem brigar pelas primeiras posições.

O Rally Jalapão 2021 marca a estreia em competição do UTV desenvolvido pela Giaffone Racing em parceria com a CBMM. Rafael Cassol, Thiago Giaffone e Fred Macedo vão comandar os modelos com motorização Suzuki Hayabusa.

Rally Jalapão 2021

Quarta-feira (16)

1ª Etapa – LEM (BA) / São Félix (TO)

DI – 256,60 km
TE – 212,30 km
DF – 0,00 km
TOTAL – 468,90 km

Quinta-feira (17)

2ª etapa – São Félix (TO) / São Félix (TO)

TE – 186,53 km
TOTAL – 186,53 km

Sexta-feira (18)

3ª etapa – São Félix (TO) / São Félix (TO)

TE – 298,50 km
TOTAL – 298,50 km

Sábado (19)

4ª etapa – São Félix (TO) / LEM (BA)

TE – 212,44
DF – 256,86 km
TOTAL – 469,93 km

TOTAL GERAL – 1.423,23 km
TE: Especial/DI: Deslocamento inicial/DF: Deslocamento final

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais