James Allison comenta novo regulamento e trabalho na Mercedes para a F-1 2022

“Estou na F-1 há 30 anos e digo sem a menor dúvida: é a maior mudança no regulamento de todo este período”. Palavras de quem, no pacote mais recente de regras da F-1, liderou a Mercedes para transformá-la na vencedora de sete títulos de Pilotos e oito de Construtores desde 2014. James Allison não é mais o diretor-técnico do time de Brackley mas, na função atual (Chief Technology Officer) ainda participa diretamente do desenvolvimento dos novos carros. Especialmente num ano em que, como ele mesmo explica, tudo muda em termos de aerodinâmica. O dirigente falou sobre o desafio em um vídeo divulgado pela equipe.

“Não é apenas uma questão de novo desenho; peças e soluções. Precisamos mudar completamente a nossa filosofia de projeto, pacote aerodinâmico; rodas, freios. O regulamento não é apenas imenso, ele tem praticamente o dobro de páginas do anterior. Trabalhamos inclusive nos motores, já que as especificações vão ser congeladas até 2025. Nós estamos na F-1 porque a amamos, e como espectador eu quero ver disputas mais equilibradas, carros mais próximos. Mas como integrante de uma equipe, meu objetivo é ver os demais times atrás do meu”.

Allison lembra que será preciso esperar o desenrolar da temporada para entender se a tentativa da FIA de aproximar o pelotão e equilibrar a categoria trará o resultado esperado.

Cópia

Ele reforça que a busca na escuderia da estrela foi a mesma de sempre. “Nosso desafio é encontrar espaços no regulamento que possam ser explorados e façam a diferença em nosso carro. Temos alguns tesouros que estão em nosso projeto. E queremos provar a nós mesmos que não somos ruins em criar carros de corrida”. E já antecipa uma situação que deve se repetir ao longo do grid. “Quando os carros forem mostrados e surgir algo diferente, todos os demais vão olhar e pensar: ‘por que não imaginamos isso antes?’. E começará a corrida para tentar reproduzir aquela solução. Se os outros fizerem isso por nossa causa, melhor ainda”, conclui.

O W13 será mostrado em 18 de fevereiro, quando a Mercedes já fará um shakedown (tradicionalmente escolhe Silverstone para os primeiros quilômetros).

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