Jornalista alemão põe mais lenha na fogueira do GP do Canadá. Mercedes teria corrido irregular
Como se já não bastasse toda a celeuma provocada em torno da punição aplicada a Sebastian Vettel no GP do Canadá – para quem não viu, o alemão da Ferrari cruzou a linha em primeiro, mas foi punido com cinco segundos acrescidos a seu tempo por ‘retorno perigoso à pista’ – um dos mais respeitados jornalistas do circo trouxe a informação de outro fato extra-pista envolvendo o vencedor Lewis Hamilton e sua Mercedes W10 que aumenta a polêmica em torno da prova.
De acordo com Tobi Grüner, da revista alemã Auto Moto und Sport (AMuS), a vistoria feita no carro #44 após a corrida identificou diferenças entre o sistema hidráulico homologado pela Mercedes e o efetivamente instalado.
Ainda segundo o jornalista, os comissários técnicos da FIA só não tomaram qualquer medida (pedido de explicações, multa e demais punições) porque “não conseguiram provar o funcionamento diferente do especificado”. Deste modo, o carro foi aprovado e o resultado oficializado. Um modo de provocar a revisão da decisão seria o protesto de um dos times rivais dentro do prazo especificado, desde que com evidências da irregularidade, o que não foi o caso.
Diante da revelação, no entanto, qualquer time, ou a própria FIA, pode pedir o detalhamento do sistema à Mercedes, proibindo-a de usá-lo a partir do GP da França caso realmente ele não se enquadre nas normas (ainda que não traga qualquer vantagem em termos de desempenho).
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