Lando Norris estreia com vitória no Indycar iRacing Challenge

Ao menos no mundo virtual, Lando Norris está mais do que adaptado à cavalaria e ao comportamento de um Indycar. Afinal, o britânico de apenas 20 anos, titular da McLaren na F1, levou o Dallara-Chevy #04 da Arrow McLaren SP ao alto do pódio na penúltima etapa do Indycar iRacing Challenge, no Circuit of the Americas. Pista que conhece bem na versão real – foi sétimo no GP dos EUA do ano passado.

O inglês mostrou o cartão de visitas logo na qualificação, ao assegurar a pole, tendo a seu lado Will Power (Penske), um dos destaques nas primeiras etapas. Na bandeira verde, chegou à freada no alto do retão à frente, abrindo do restante do pelotão. Havia dúvida, no entanto, quanto à estratégia e ao desgaste dos pneus, novidades para Norris. Ele contava com o suporte de seu ex-engenheiro na F1, Andrew Jarvis, atualmente no time da Indy comandado por Zak Brown.

Antes mesmo da bandeira amarela de competição, ele foi aos boxes para o primeiro pitstop. Como voltou no meio do pelotão e contava com um ótimo carro, partiu para o ataque, mas acabou rodando na 16ª das 32 voltas. A essa altura, Power se mostrava com a melhor condição, mas o australiano perdeu o controle ao sair dos boxes.

Alguns pilotos apostaram numa estratégia de parada única, que não se mostraria ideal. O rookie Alex Palou (Dale Coyne with Team Goh) encostou nos ponteiros, mas também rodou.

Norris manteve a calma para recuperar terreno e, depois que o companheiro e então líder Pato O’Ward fez sua última parada, partiu para o ataque sobre Felix Rosenqvist (Ganassi). O sueco acabou rodando entre as curvas 2 e 3, perdeu a ponta e foi superado também por O’Ward. Com mais botões de push to pass, ele tentou se aproximar do inglês, que resistiu para cruzar a linha na frente. Rosenqvist ainda conseguiu manter o terceiro posto. Com o Dallara-Chevy da Carlin, Felipe Nasr terminou em 12º.

“Não foi fácil, especialmente depois de rodar no segundo stint. Meu engenheiro pediu para continuar atacando, e foi o que eu fiz. Mas tive de suportar a pressão de Pato, que ainda tinha pneus mais novos que os meus. Gostei bastante”, comentou o surpreendente vencedor.

Indy

A organização da categoria confirmou que a ‘pista dos sonhos’ para a última etapa do desafio virtual (dia 2) será mesmo o oval mais famoso do mundo. Os pilotos vão acelerar por um quarto da distância real (175 milhas). O processo de qualificação e o número de vagas no grid serão os mesmos das 500 Milhas.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais