Leclerc e a Ferrari sobram no GP da Austrália da F-1

Mais uma demonstração de força de Charles Leclerc e da Ferrari no Mundial de F-1 2022. O monegasco dominou as 58 voltas do GP da Austrália (Melbourne), não deu qualquer chance a Max Verstappen (Red Bull) mesmo com o safety car provocado pelo outro carro vermelho, de Carlos Sainz e, com o abandono do campeão mundial na 38ª volta, se concentrou em garantir também o ponto da volta mais rápida para disparar no campeonato.

O problema hidráulico no carro do holandês abriu caminho para o segundo lugar de seu companheiro de time Sergio Perez. E para uma inesperada terceira posição de George Russell, em seu primeiro pódio com a Mercedes.

O fim de semana para o time de Maranello (que também comanda entre os Construtores) só não foi perfeito devido ao abandono de Sainz ainda na primeira volta. Com problemas eletrônicos, o espanhol teve dificuldade de aderência na largada, perdeu várias posições e, na tentativa de se recuperar, rodou, neutralizando a prova. Lewis Hamilton, ao contrário, partiu muito bem e fez a primeira curva em terceiro.

Uma posição que o heptacampeão não conseguiu manter por muito tempo, superado por Perez. Ao longo do primeiro stint, no entanto, a Mercedes #44 passou a andar mais rápido e voltou a se aproximar da Red Bull #11.

Com problema de graining nos pneus dianteiros, Verstappen fez sua parada na 18ª volta, seguido por Perez. Livre à frente, Leclerc foi chamado apenas na V.22 para trocar os pneus médios pelos duros, a exemplo de Hamilton. Logo em seguida, Sebastian Vettel perdeu o controle da Aston Martin, bateu forte e levou à segunda entrada do safety car.

Sorte

Melhor para Russell, que ainda não havia parado e, com a prova neutralizada, ganhou terreno sobre Hamilton ao entrar com os carros a baixa velocidade na pista. Hamilton chegou a reclamar com o engenheiro da vantagem do parceiro. Com apenas um pitstop previsto, não restou opção a não ser tentar aproximação na pista. Não o suficiente para tomar o terceiro lugar.

A dupla da McLaren se manteve próxima ao longo da prova e garantiu a quinta (Lando Norris) e a sexta posições (Daniel Ricciardo). Esteban Ocon (Alpine), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Pierre Gasly (AlphaTauri) vieram a seguir.

Façanha de Albon

A grande façanha do domingo foi de Alex Albon, que levou a Williams a pontuar com o décimo lugar. O tailandês cumpriu à risca a estratégia do time e conseguiu fazer o jogo de pneus duros da largada resistir a 57 voltas. Apenas na última ele fez seu pitstop, para se manter entre os 10 primeiros.

Leclerc chegou aos 71 pontos – 34 a mais que Russell. Mesmo sem pontuar, Sainz é o terceiro, com 33, à frente de Perez (30); Hamilton (28) e Verstappen (25).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais