Liberty confirma Stefano Domenicali como novo homem-forte da F-1
A informação estava no ar desde o meio da semana, levantada pelo site RaceFans, e foi confirmada no paddock de Sochi. A partir de janeiro, a Fórmula 1 tem novo homem-forte. O norte-americano Chase Carey, no posto de CEO desde 2017, dará lugar a Stefano Domenicali em janeiro. O italiano sucedeu Jean Todt no comando desportivo da Ferrari e ajudou a Scuderia a vencer o Mundial de 2007 (Kimi Räikkönen) e a conquistar duas coroas nos Construtores (2007 e 2008).
Domenicali foi convencido a deixar o posto de CEO da Lamborghini, fábrica de esportivos de luxo do Grupo Audi (Volkswagen). À frente da empresa desde 2016, ele ampliou as vendas e liderou o desenvolvimento do primeiro SUV da casa de Sant’Agata Bolognese: o Urus. Sua escolha mostra a preocupação da Liberty em deixar a F-1 nas mãos de quem conhece bem os bastidores e segredos da categoria.
Algo que Carey, com experiência em marketing e eventos, não conseguiu totalmente. Além disso, reforça uma visão europeia no comando, o que é bem visto pelos times. Nas suas mãos estará a transição do regulamento técnico atual para o novo pacote, que entra em vigor em 2022. E o funcionamento do novo Pacto da Concórdia, que modificou a divisão de lucros e as regras comerciais do circo.
“A Fórmula 1 sempre fez parte da minha vida. Nasci em Imola e vivo em Monza. Mesmo em minha missão atual, me mantive ligado ao esporte como presidente da comissão de monopostos da FIA. Os últimos anos me deram uma experiência nova e mais ampla, que eu pretendo trazer para a F1”, destacou o italiano.
Carey permanecerá ligado à categoria como chairman não-executivo. Posto que foi ocupado por Bernie Ecclestone até o ano passado.
Siga o Racemotor no: