Líder e vice da Challenger são desclassificados no Dakar 2024

Reviravolta na classe Challenger (UTV T3) do Dakar 2024 no dia de descanso, em Riyadh (Arábia Saudita). Uma vistoria de rotina da FIA levou à desclassificação de líder e vice-líder da competição. Eryk Goczal / Oriol Mena e Michal Goczal / Szymon Gospodarczyk, ambos com o Taurus T3 Max da equipe Energylandia, estão fora do rally por uma irregularidade na embreagem.

Os comissários constataram que a embreagem dos dois UTVs é fabricada em carbono; o que, segundo eles, é proibido pelo regulamento da entidade. Os Goczal argumentam, no entanto, que o texto fala em embreagem ‘livre’, o que permitiria o componente.

Com a decisão, Mitch Guthrie / Kellon Walch (Taurus T3 Max / Taurus Factory) retomam a disputa do Dakar 2024 neste domingo como novos líderes, 24min16 à frente de Cristina Gutierrez / Pablo Huete (Taurus T3 Max / BBR). Austin Jones / Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick XRS Turbo / Can-Am Factory) sobem para o quarto lugar (+47min54), enquanto Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) ocupam a nona posição (+4h11min05), logo à frente de Lourival Roldan e do piloto paraguaio Oscar Peralta (Can-Am Maverick XRS Turbo / Puma Energy).

Neste domingo, a sétima etapa leva os competidores de Riyadh a Al Duwadimi, abrindo a segunda metade do Dakar. Serão nada menos que 873 quilômetros, dos quais 483 cronometrados. Com um trecho em uma zona de cânions em que as mudanças de direção serão constantes e a navegação especialmente exigida. E uma longa sequência nas dunas, para mais uma vez testar homens e máquinas.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais