LMP2 à frente dos Hypercars no primeiro treino livre para as 6h de Spa
Protótipos LMP2 ainda à frente dos Le Mans Hypercars. O que se viu no Prólogo do início da semana se confirmou na sessão de treinos livres que abriu a programação oficial das 6h de Spa-Francorchamps. Na primeira atividade da etapa de abertura do Mundial de Endurance (FIA WEC) 2021, o mais rápido foi o Oreca-Gibson #22 da United Autosports (Filipe Albuquerque/Phil Hanson/Fabio Scherer), com 2min04s083. Quase três décimos de segundo melhor que o Alpine A480-Gibson LMH de André Negrão/Nicolas Lapierre/Mathieu Vaxiviere.
Num treino bastante equilibrado para os padrões do endurance (os 10 primeiros no mesmo segundo), os dois Toyota GR010 HY apareceram apenas em sétimo (o #7, de Kamui Kobayashi/Mike Conway/Pechito López) e décimo (o #8, de Sebastien Buemi/Brandon Hartley/Kazuki Nakajima). Os dirigentes da Gazoo Racing deram a entender que esse é o ritmo real dos hypercars japoneses – a FIA descartou, por enquanto, algum ajuste no Balance of Performance (BOP) para aumentar a diferença entre as categorias.
GTE Pro e GTE Am
Daniel Serra foi pela primeira vez à pista no ano com a Ferrari 488 GTE #52 da AF Corse, que divide com Miguel Molina. A dupla ficou com a quarta marca na GTE Pro, que voltou a ser dominada pelos Porsche oficiais. Sem repetir os tempos do Prólogo, Kevin Estre/Neel Jani terminaram à frente com o 911 RSR #92 (2min13s500).
Na GTE Am, o Aston Martin Vantage #98 de Marcos Gomes, Augusto Farfus e Paul dalla Lana foi o quinto mais rápido, a 0s6 do Porsche 911 RSR #56 do Team Project 1. Já o Vantage #33 (TF Sport) de Felipe Fraga, Dylan Pereira e Ben Keating foi o décimo da classe, a 0s8 do melhor tempo.
Nesta sexta-feira serão mais duas sessões de treinos livres, seguidas pela qualificação (13h20, de Brasília).
6h de Spa-Francorchamps
Mundial de Endurance (FIA WEC): primeira etapa
Siga o Racemotor no: