Mauro Giallombardo próximo do retorno depois de acidente gravíssimo
O fim de semana na Argentina será marcado pela segunda edição dos 1.000 Quilômetros de Buenos Aires em sua nova configuração, como uma etapa do popularíssimo campeonato de Turismo Carretera (TC). E se a fina flor do automobilismo dos “hermanos” estará em ação no comando dos Ford Falcon, Torino, Chevrolet Chevy e Dodge GTX no Autódromo Oscar y Alfredo Galvez, um nome, em especial, chama a atenção, ainda que sem fazer o que mais gosta.
Um ano depois de um gravíssimo acidente de trânsito que o deixou entre a vida e a morte, Mauro Giallombardo faz sua primeira aparição numa pista como convidado especial. O piloto de 28 anos, campeão da categoria em 2012, recebeu da Associação de Corredores de Turismo Carretera (ACTC), organizadora do campeonato, a missão de dar a bandeirada ao trio vencedor. Como se não bastasse, dará uma volta como acompanhante de Emanuel Moriatis, no Falcon da equipe da família Giallombardo – o costume do passageiro a bordo das máquinas se tornou coisa do passado por conta da segurança.
Em agosto do ano passado, a VW Suran (Fox Spacewagon na Argentina) conduzida pelo piloto acabou chocando-se de frente com um ônibus de viagem numa estrada de Villa La Angostura (a caminho de Bariloche), devido a uma nevasca. Ele foi levado a um hospital local com traumatismo craniano e permaneceu por algumas semanas em coma induzido, dando início em seguida a um longo período de reabilitação que ainda prossegue, cada vez mais mirando um retorno às competições. O argentino disputou provas da Stock Car brasileira pelos times Hot Car e Carlos Alves.