Max Verstappen sobra no GP da Styria da F-1
Max Verstappen e a Red Bull RB16B Honda transformaram as 71 voltas do GP da Styria da F-1 num passeio na pista de casa (Red Bull Ring). E fizeram da corrida uma das mais sonolentas do Mundial 2021. Pole, o holandês manteve a vantagem para Lewis Hamilton (Mercedes). Sem a chuva prometida para a região austríaca, manteve um ritmo que levou a vantagem a 4 segundos já na 17ª volta.
Com estratégias semelhantes de pitstops – Hamilton parou na 28ª volta e Verstappen na 29ª –, a diferença se manteve na mesma casa no retorno da dupla à pista. Os companheiros de equipe faziam uma disputa à parte pelo terceiro degrau do pódio. A parada mais lenta de Sergio Perez (Red Bull) deu a Valtteri Bottas (Mercedes) a chance de tomar o terceiro lugar do mexicano. Que seria chamado uma segunda vez aos boxes – apesar dos pneus em melhor estado, não conseguiu tirar a P3 do finlandês.
Verstappen chegou a dar uma volta de diferença no quinto colocado, Lando Norris (McLaren), mais uma vez o ‘melhor do resto’. Superou Carlos Sainz, em boa recuperação após largar em 12º e Charles Leclerc. O monegasco danificou a asa dianteira na confusão da primeira volta ao tocar a AlphaTauri de Pierre Gasly, que abandonou em seguida com a suspensão traseira destruída.
Graça na bandeirada
Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso (mais uma vez bem com a Alpine) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) fecharam a zona de pontuação. Nas últimas voltas, Hamilton fez nova parada para, com os pneus macios, conquistar o ponto da volta mais rápida. Mais de meio minuto à frente do heptacampeão, Verstappen chegou a parar na pista diante dos mecânicos para, em seguida, receber a bandeirada de sua quarta vitória no ano. A vantagem para Hamilton no campeonato chega a 18 pontos (156 a 138).
Siga o Racemotor no: