McLaren de novo na frente. Lando Norris é pole do GP da Rússia na F-1
Primeira pole de Lando Norris no Mundial de F-1. E McLaren novamente na frente após a dobradinha em Monza. A chuva prometida para Sochi neste sábado ajudou a embolar o treino classificatório para o GP da Rússia. E a mexer ainda mais num grid que já terá Charles Leclerc (Ferrari) e o líder do campeonato Max Verstappen (Red Bull) na última fila, por troca da unidade de potência. Ao lado do jovem britânico na primeira fila, às 9h (de Brasília) estará Carlos Sainz (Ferrari). E George Russell (Williams) abre a segunda, à frente do futuro companheiro de Mercedes Lewis Hamilton.
Depois de uma tempestade durante a manhã sobre a pista russa, as condições melhoraram justamente no horário previsto para a definição das posições de largada. Com o FP3 cancelado, os carros foram à pista com pneus intermediários, num asfalto ainda bastante molhado. Em condições traiçoeiras, Hamilton superou o parceiro Valtteri Bottas no Q1, que deixou fora as duas Alfa Romeo; as duas Haas e Verstappen (o holandês não se preocupou em registrar voltas rápidas).
Sem chuva e com o traçado menos úmido, os tempos caíram bastante no Q2, mais uma vez com as Mercedes na frente, sempre com Hamilton em primeiro. Pierre Gasly (AlphaTauri), que reclamou da falta de aderência, desta vez ficou fora da fase decisiva. Mesma situação de Sebastian Vettel (Aston Martin).
Batida
Com um trilho mais seco, a dúvida no Q3 era da possível aposta nos slicks. Nas primeiras tentativas, todos mantiveram os pneus de logo verde, e Hamilton levava a melhor sobre Bottas. Russell foi o primeiro a fazer a troca, seguido por todo o grupo. Ao voltar aos pits para tirar os intermediários, Hamilton perdeu o controle na entrada e tocou na barreira de proteção. Teve o bico trocado, foi para a pista, mas reclamou da dificuldade para aquecer a borracha.
Enquanto isso, as parciais de quem tinha os slicks se mostravam mais rápidas. Sainz foi o primeiro a tirar a pole do heptacampeão mundial. Mas Norris, em sua última volta, marcou 1min41s993 e superou o espanhol por 0s517. Garantiu a primeira pole da McLaren desde o Brasil 2012 (Hamilton). Bottas, que tem na pista de Sochi uma de suas preferidas, também sofreu com a falta de aderência e, assim como Hamilton, ficou com o tempo que tinha. O vice-líder do Mundial ainda rodou no terceiro setor e se viu em quarto.
Após o treino, a Williams confirmou que Nicholas Latifi também troca a unidade de potência e, com isso, largará em 18º.

Siga o Racemotor no: