McLaren MCL35M. Surge a primeira máquina da F-1 2021

Um otimismo justificado, depois do terceiro lugar no Mundial de Construtores de F-1. Em franca evolução depois de seu momento mais difícil na categoria, a McLaren tem motivos para acreditar em mais uma temporada de destaque. A equipe de Woking abriu a lista de apresentações dos novos modelos para 2021 com sua MCL35M. Que mantém a base do MCL35 do ano passado, como prevê o regulamento, mas traz um coração novo. A unidade de potência Mercedes é um ponto forte a mais para um chassi que se mostrou equilibrado nos mais diversos tipos de circuito.

As diferenças em relação ao MCL35 do ano passado estão em detalhes. Na dianteira, o suporte do aerofólio está mais estreito e não há mais um prolongamento do bico para cumprir as dimensões exigidas. Na traseira, chama a atenção o pequeno espaço ocupado pela unidade de potência Mercedes – as laterais onde estão os radiadores têm dimensões mínimas e a carenagem do motor também ficou mais estreita.

Como o próprio projetista James Key fez questão de explicar, o desafio é compensar a perda de downforce causada pela mudança no regulamento para este ano, que limitou o uso do assoalho à frente das rodas traseiras. Para tal, o MCL35M tem uma série de desviadores de vórtice na altura dos retrovisores – separam o ar que vai passar pelas partes superior e inferior do carro. O próprio retrovisor tem função aerodinâmica ainda mais pronunciada.

As asas dianteira e traseira ainda não trazem as formas definitivas – como tradição, os componentes definitivos só serão conhecidos na pré-temporada, no Bahrain. E já nesta terça-feira a escuderia usa um de seus filming days, em Silverstone, com 100km máximos. Até por isso, a estrela do evento não estava presente em sua apresentação.

E não adianta procurar pela estrela da Mercedes em nenhum ponto do carro. O que confirma o status de cliente da equipe britânica, tal como ocorre com Williams e Aston Martin.

Ricciardo

A chegada de um Daniel Ricciardo motivado e disposto a visitar o pódio com maior frequência do que na Renault é mais um trunfo da estrutura comandada por Zak Brown e Andreas Seidl.

“Parece uma eternidade desque que acertamos minha vinda, em maio. O time vive um ótimo momento e espero ajudá-lo a seguir nessa jornada sensacional. Minha determinação para acelerar só cresce com a maior experiência e não vejo a hora de iniciar esse novo capítulo na minha carreira”.

Lando Norris também se diz preparado e fortalecido pelos dois anos de experiência no time e na categoria.

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