McLaren MCL36: novo até na decoração
Revelado mais um carro para o Mundial de Fórmula 1 2022. Num lançamento que incluiu a equipe da Fórmula Indy (Arrow McLaren SP) e da Extreme E, que estreia este ano, a McLaren mostrou pela primeira vez seu MCL36. Resultado do trabalho da equipe comandada pelo diretor-técnico James Key, o modelo mostra várias interpretações próprias para o novo regulamento. Mudou inclusive o visual, com menos laranja e um azul mais claro.
Key optou pela suspensão dianteira pull-rod (o elemento de torção preso na parte superior do cubo de roda). O desenho do bico se aproxima do mostrado pela Aston Martin em seu AMR22 – mais uma vez a asa dianteira é composta por quatro lâminas e a principal está ligeiramente mais baixa do que o bico.
A carenagem que cobre a unidade de potência está mais longa (assim como a tomada interna de ar para o motor e os periféricos). As laterais são bastante curtas, estreitas e com entradas de ar em formato oval, A asa traseira mais alta é praticamente uma obrigação com a volta do efeito-solo – o objetivo é jogar o máximo de ar possível para a parte inferior, numa tentativa de aumentar o downforce.
Nas imagens de estúdio a McLaren preferiu não mostrar a parte traseira – a carenagem termina alargada e a região certamente será usada para gerar mais downforce.


Expectativas
Ao lado de Lando Norris e Daniel Ricciardo, o team principal Andreas Seidl lembrou que, num ano de tantas novidades, a McLaren adota pela segunda temporada a unidade de potência Mercedes e mantém a dupla de pilotos. E destacou que o objetivo é dar mais um passo para voltar a brigar constantemente por vitórias e títulos. “Sabemos do que ainda nos falta e da força dos principais adversários, mas queremos nos aproximar ainda mais deles”.
Siga o Racemotor no: