McLaren MCL60: evolução nos detalhes

McLaren MCL60 apresentada. Numa segunda-feira (13) repleta de novidades na F-1, o time de Woking mostrou a máquina para o Mundial 2023 que, diante da data especial, marcou uma mudança na numeração. O sucessor do MCL36 homenageia as seis décadas de criação da escuderia pelo neozelandês Bruce McLaren, hoje ligado a ela apenas por seu sobrenome.

O projeto do time comandado pelo diretor-técnico James Key traz poucas novidades visíveis em relação ao antecessor – na sua configuração final, bem diferente da que começou o campeonato de 2022. A suspensão dianteira mantém o esquema pull-rod (o elemento de torção preso na parte superior do cubo de roda), numa tentativa de liberar a passagem do ar rumo aos condutos do efeito-solo abaixo dos sidepods.

As laterais, aliás, têm uma queda acentuada, entradas de ar estilo Red Bull, e deixam exposta a parte inferior da carenagem do motor, onde está boa parte das ‘brânquias de tubarão’, as aberturas para refrigeração da unidade de potência. A decoração mantém a combinação do laranja papaia com o preto e o azul claro (em menor volume).

Derrapada

Agora com Oscar Piastri no lugar de Daniel Ricciardo como parceiro de Lando Norris, a McLaren tem como desafio voltar a levar a melhor na luta entre os times intermediários. Terceira nos Construtores em 2021, a escuderia de Woking caiu para o quinto lugar no ano passado, superada também pela Alpine.

Fora da pista, o ano começou com uma derrapada dos comandados por Zak Brown. Quem pretendia acompanhar o evento de lançamento pelo Twitter não conseguiu, com o sinal travado ou indisponível em alguns locais.

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