Meeke na Toyota e Lappi na Citroën: quebra-cabeças do WRC se define
Ainda faltam duas etapas do Mundial de Rally (WRC), em meio à espetacular disputa entre Thierry Neuville (Hyundai), o pentacampeão Sebastien Ogier (Ford) e Ott Tanak (Toyota) pelo título e a dança das cadeiras para a próxima temporada já agita os bastidores. A menos de 10 dias da largada para o Rally da Catalunha, penúltima prova da temporada, dois lugares cobiçados ganharam novos donos para 2019, ajudando a compor o quebra-cabeças que teve na volta de Ogier à Citroën seu principal movimento.
Vencedor do Rally da Finlândia em 2017 e quarto no campeonato deste ano com três pódios, o promissor finlandês Esapekka Lappi troca o Toyota Gazoo WRC Team pela Citroën, onde fará dupla com Ogier. Como a montadora francesa confirmou que será representada em todas as etapas por apenas dois carros, resta saber qual será o futuro do irlandês Craig Breen e do noruguês Mads Ostberg, assim como do piloto de testes Stephane Lefebvre, que deve defender a montadora na categoria R5.
O Toyota Yaris WRC que era de Lappi passa às mãos de Kris Meeke. Com 39 anos, o irlandês pupilo do inesquecível Colin McRae soma cinco vitórias e 12 pódios na competição, mas o estilo agressivo em excesso (que lembra o do mestre) e os inúmeros acidentes fizeram com que a Citroën o dispensasse no meio dessa temporada. Presidente da montadora japonesa, Akio Toyoda garantiu que, no time, Meeke terá “toda a paz de espírito para extrair o máximo do equipamento”. Bem como o suporte e a experiência do tetracampeão mundial Tommi Makinen, principal dirigente da equipe. Tanak e Jari-Matti Latvala permanecem como parte da Gazoo Racing para o que promete ser uma temporada ainda mais sensacional do WRC.