Mercedes lidera único treino da sexta no GP do Canadá

Uma sexta-feira diferente de treinos livres para o GP do Canadá, oitava prova do Mundial de F1 2023. Treino, aliás, houve apenas um no Circuito Gilles Villeneuve, o FP2. A primeira sessão chegou a ser aberta, foi interrompida com apenas cinco minutos, depois de problemas na Alpine de Pierre Gasly. Uma pane no sistema de câmeras de monitoramento da pista fez com que o FP1 fosse suspenso definitivamente.

Com isso, a segunda sessão ganhou mais meia hora (90 minutos), em condições variáveis. De início foi o vento forte e o asfalto pouco emborrachado. As folhas jogadas ao longo dos 4.361m dificultaram a aderência. Nos minutos finais foi a vez da chegada da chuva, o que levou praticamente todas as equipes, mesmo com o asfalto ainda seco, a fazer voltas de instalação com os pneus intermediários (verdes), já pensando na qualificação do sábado.

Max Verstappen (Red Bull) se queixou de problemas nas reduções de marcha e, concentrado nos stints mais longos, com pneus médios (C4), ficou com a sexta marca: 1min14s142. Já as Mercedes ganharam a pista com pneus macios (C5), o que ajuda a explicar a primeira posição de Lewis Hamilton, com 1min13s718, seguido por George Russell, a apenas 0s027. Carlos Sainz também andou abaixo de 1min14, seguido por Fernando Alonso.

Novidades

A Aston Martin, aliás, estreou um novo pacote aerodinâmico, com destaque para os sidepods e o assoalho. Mesmo caso da Williams, por enquanto apenas com Alexander Albon. Os dois times, aliás, abusaram do flow viz, a tinta refletiva que ajuda a identificar a direção do fluxo de ar.

A hora e meia de treinos no circuito provisório ao lado de Montreal contou com duas interrupções por bandeira vermelha, causadas por problemas mecânicos nos carros de Nico Hulkenberg (Haas) e Esteban Ocon (Alpine). Uma novidade para este ano é a mudança na área de escape entre as Curvas 1 e 2, para impedir que os pilotos cortem caminho em caso de escapada, bastante comum na largada.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo) foi o ‘intruso’ no top-10 entre os carros de Red Bull, Ferrari, Mercedes, Aston Martin e a Alpine de Gasly.

Siga também o Racemotor no

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais