Mercedes W13: a volta da Flecha de Prata
Revelado o novo carro da Mercedes para o Mundial de F-1 2022. O W13 é a aposta da equipe de Brackley para retomar a hegemonia na era híbrida da categoria com Lewis Hamilton e a novidade George Russell, depois de perder o título de pilotos para Max Verstappen no ano passado.
A equipe de projetistas comandada pelo diretor-técnico Mike Elliott (e supervisionada por James Allison) teve o desafio de trabalhar com menos horas de túnel de vento e simulações de computador (CFD). Consequência das novas regras que buscam beneficiar os times menores e aproximar o pelotão. A novidade mais visível é a volta da pintura prateada, depois de dois anos em que o preto ajudou a passar uma mensagem de inclusão.
Com o regulamento que mexeu totalmente na aerodinâmica, poucos conceitos do W12 e seus antecessores foram aproveitados pelo time. O bico é bastante fino e vai além da asa dianteira, que apresenta uma curvatura bastante acentuada.
A suspensão dianteira segue com o esquema push rod, mas os braços estão montados no chassi em posição bastante recuada e elevada em relação ao eixo das rodas. De frente é possível ver como o conjunto deixou a passagem do ar mais livre para as laterais e o resto do carro.
As laterais têm entradas de ar em forma de trapézio e maiores que as de Ferrari e McLaren, por exemplo. Mas são muito curtas e estreitas.


Desafio
Elliott diz que as exigências provocadas pelas novas regras obrigaram a equipe a começar do zero. “Para conseguir o desenho aerodinâmico desejado, precisamos realojar componentes internos como cabos, sistema elétrico e a ECU (central eletrônica do motor). Não é difícil ver como as laterais e a carenagem do motor são pequenos. O que exigiu um trabalho imenso de ajuste e simulação”.
Mudanças também na unidade de potência. Antes do congelamento da especificação dos motores (até 2025), a divisão HPP, em Brixworth, fez mais uma evolução no V6 turbo e no sistema híbrido. Melhoramos vários elementos para conseguir mais performance, durabilidade e eficiência”, explica o diretor Hywel Thomas. Foi necessário ainda ajustar o funcionamento à nova gasolina, com 10% de etanol (E10).
Já nesta sexta Hamilton e Russell farão o shakedown do W13 em Silverstone.
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