Mundial de Rallycross divulga lista com 16 inscritos
Que a saída das montadoras (Audi, Ford e Peugeot) traria impacto ao futuro do Mundial FIA de Rallycross era algo certo. Uma situação que só se tornou mais preocupante quando o ex-piloto de Fórmula 1 Alexander Wurz e seu compatriota Max Pucher resolveram criar uma nova série europeia para a modalidade, a GRC Champions Cup. À espera de um futuro que deve passar pelos modelos elétricos, o FIA RX vivia o risco de grids esvaziados e perda do prestígio conquistado em cinco anos de disputas.
Pois a gigante do marketing esportivo IMG, dona dos direitos da competição, conseguiu reunir um número interessante de participantes, como confirmado nesta quarta-feira (6). Com direito a surpresas, como a permanência da equipe Hansen, com os Peugeot 208 RX que, até o ano passado, representavam a casa francesa oficialmente. Matthias Ekströem também conseguiu se manter na categoria, apesar de não contar mais com o suporte da Audi. E dois dos S1 desenvolvidos pelo sueco deram origem a um novo time que contará com o patrocínio do apoiador principal do campeonato, a Monster Energy, com Andreas Bakkerud e Liam Doran no comando.
O ex-esquiador francês Guerlain Chicherit contribui com quatro máquinas: dois Renault Megane RX desenvolvidos pela Prodrive e outros dois Renault Clio de seu time ‘academy’, enquanto o ex-campeão do DTM Timo Scheider comandará um Seat Ibiza do time All-Inkl, de René Munnich. Com a possibilidade de participações esporádicas de outros carros, os números se mostram semelhantes aos da temporada passada, o que exigirá poucas mudanças no formato de competição, com as disputas em grupos até a classificação dos seis finalistas. A temporada começa nos dias 5 e 6 de abril, num traçado montado no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.
