Mundo da velocidade relembra Ayrton Senna, nos 26 anos de sua morte
Os mais novos não chegaram a vê-lo correr, mas felizmente não faltam imagens e testemunhos do que representou Ayrton Senna para o automobilismo. Um piloto reverenciado não só pelos brasileiros, mas capaz de inspirar nomes como Lewis Hamilton, que sempre faz questão de deixar clara sua admiração pelo tricampeão mundial de F1. Ou alguém que poderia se espelhar num compatriota, mas preferiu ter Senna como referência – caso do vencedor das últimas 500 Milhas de Indianápolis Simon Pagenaud.
O 1º de maio é dia de lembrar e reverenciar a memória de um nome cuja importância foi além das pistas. As redes sociais foram inundadas de mensagens nos quatro cantos do mundo, de torcedores anônimos, a pilotos e equipes.
A McLaren, pela qual Ayrton conquistou os três títulos, lembrou ‘a vida de um herói, campeão e amigo’. A Ferrari, que certamente seria um destino do paulista, o definiu como “um de nossos grandes rivais; uma lenda”. E a Williams, que se tornou a última equipe, e a do acidente fatal, lembrou que ele está “sempre conosco”.
Pagenaud escreveu que “o foco e a determinação de Senna alcançaram o profundo da sua alma, e o tornaram intrigante e mítico”. Já o inglês Darren Turner, piloto oficial da Aston Martin (FIA WEC e GT) preferiu fazer uma imagem dar o recado. A de Senna se divertindo com o kart.
Hamilton preferiu não esperar a data e, já no começo da semana, havia postado uma foto que certamente causou arrepios nos fãs. Algo que não chegou a acontecer, mas bem poderia: a montagem de um encontro, com duas palavras: “se apenas…”.
Siga o Racemotor no: