Nada de superseason. Mundial de Endurance vai até o fim do ano
Como prometido pelo CEO do Mundial de Endurance, Gerard Neveu, as novidades sobre o prosseguimento da competição não demorariam a aparecer. Ao mesmo tempo em que revelou um calendário revisto para a European Le Mans Series (ELMS), o Automobile Club d’Ouest (A.C.O), organizador dos dois campeonatos, confirmou o formato do restante da temporada do FIA WEC. Que perderá o conceito de superseason a partir do ano que vem.
A parada provocada pela pandemia do novo coronavírus levou ao cancelamento das 1.000 Milhas de Sebring. Depois do anúncio de que as 24h de Le Mans passariam para 19 e 20 de setembro, a solução encontrada foi não terminar a disputa na maratona francesa. Ela será retomada, aliás, com as 6h de Spa-Francorchamps, em 15 de agosto. E consagrará os campeões nas 8h do Bahrein, em 21 de novembro. O emirado árabe terá recebido o campeonato duas vezes, já que sediou a quarta etapa, em dezembro passado. Com isso, fica mantido o número original de provas (oito).
Neveu confirmou ainda que a próxima edição será iniciada em março de 2021 (muito provavelmente por Sebring), retomando o formato tradicional do campeonato. O que dá tempo extra a quem desenvolve protótipos no regulamento Hypercar, como Toyota e Scuderia Glickenhaus.
A ideia da superseason (a primeira delas 2018/2019) foi adotada diante da saída de Porsche e Audi da LMP1, de modo a permitir a entrada de novos times e algum respiro para as estruturas privadas.
Também foi oficializado o horário de largada das 24h de Le Mans, adiantado em meia hora (de 15h para 14h30 locais). Uma mudança tomada a pedido da TV e em acordo com os competidores.

Siga o Racemotor no: