Nascar adota qualificação individual para evitar ‘vexame’ de Fontana

O que era apontado pelo comando da Nascar como “última alternativa, a ser adotada apenas se não houvesse fórmula mais válida”, acabou escolhido pela categoria para evitar que se repita o vexame da tomada de tempos em Fontana – os classificados à Superpole ficaram nos pits à espera que os rivais saíssem na frente para aproveitar o vácuo e, quando todos entraram na pista, o tempo se esgotou antes das voltas cronometradas.

Já a partir da etapa de Dover, neste fim de semana, os grids para as três divisões – Monster Cup, Xfinity e Gander Truck –, serão definidos com os carros ganhando a pista individualmente (exceção feita aos mistos). Nos traçados com extensão maior do que 1,3 milha, valerá uma volta cronometrada por piloto. Nas pistas menores (caso da Monster Mile que será encarada agora), prevalecerá a soma de duas voltas cronometradas.

E a ordem de entrada na pista será determinada por um sorteio, envolvendo as posições do grid da etapa anterior. Os 20 primeiros, na ordem do grid, sortearão sua entrada entre a posição 21 e a 40. Já a turma das últimas filas definirá, também na sorte, seu ‘slot’, entre 1 e 20.

“Foi uma decisão conjunta entre a categoria, as equipes e a TV, e a que nos parece mais adequada para evitar novos problemas”, destacou Scott Miller, vice-presidente de Competição da Nascar. Vácuo agora, só nas corridas.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais