Nascar em Phoenix: 12 homens e três títulos em jogo
Fim de semana de decisão nas três divisões principais da Nascar. Pelo segundo ano, o oval de 1 milha de Phoenix e seu ‘Dog Leg’ vão consagrar os campeões da Cup Series; da Xfinity Series e da Camping World Truck Series. As picapes são as primeiras a entrar na pista, sexta-feira (5), seguidas pelos carros da divisão de acesso no sábado (6) e pela categoria de maior prestígio no domingo (7).
Com uma regra simples em todos os casos: aquele entre os quatro finalistas de cada que terminar na frente dos demais leva para casa o troféu. Não necessariamente vencendo a respectiva prova. No circuito do Arizona não será adotado o cálculo para a definição dos grids – haverá treino de qualificação.

Cup Series
Kyle Larson (Chevrolet Camaro #5/Hendrick) chega como favorito empurrado pelas nove vitórias e pela condição de vencedor da temporada regular. Mas é o único dos finalistas da Cup sem vitória em Phoenix no currículo. Pode repetir o caminho do companheiro de time Chase Elliott (Camaro #9) no ano passado – a visita consagradora ao victory lane foi a primeira no circuito. Desde que o formato atual foi adotado, em 2014, o campeão cruzou à frente na corrida decisiva.
Denny Hamlin (Toyota Camry #11/Joe Gibbs Racing) soma duas vitórias em Phoenix (2012 e 2019), mas sempre na primeira das duas visitas do calendário. Mesmo caso de Martin Truex Jr. (Toyota Camry #19/Joe Gibbs Racing), que levou a melhor este ano. O melhor retrospecto do grid no traçado com curvas de 9 e 11 graus de inclinação não é, no entanto, de nenhum deles. Kevin Harvick (Ford Mustang #4/Stewart-Haas) venceu impressionantes nove vezes no circuito ao lado do deserto. E tem boa chance de dar fim a um jejum que se estende por 42 corridas.
Elliott e Truex têm a chance se se sagrar bicampeões. Para Larson ou o ‘carteiro’ Hamlin será uma conquista inédita.
Xfinity Series
Já na Xfinity, apenas um piloto entre os finalistas viveu a experiência de comemorar o título. Justamente o atual campeão Austin Cindric (Mustang #22/Penske), e também em Phoenix. Com cinco vitórias, ele tem, ao lado de A.J. Allmendinger (Camaro #16/Kaulig) o melhor retrospecto dos quatro. Noah Gragson (Camaro #9/JR Motorsports) venceu três vezes. Já Daniel Hemric (Toyota Supra #18/Joe Gibbs Racing) tem a chance de chegar ao título sem ir ao victory lane (na carreira).
Camping World Truck Series
Entre as picapes, Matt Crafton (Toyota Tundra #88/ThorSport) pode viver uma situação semelhante à de Hemric, já que superou todas as fases dos playoffs pela pontuação. O experiente piloto larga para chegar ao quarto título (campeão em 2013, 2014 e 2019). Já seu companheiro de equipe Ben Rhodes (#99), Zane Smith (Chevrolet Silverado #21/GMS) e John Hunter Nemechek (Toyota Tundra #4/Kyle Busch Motorsports) lutam pela primeira conquista. Nemechek foi quem mais venceu no ano: cinco vezes.
Siga o Racemotor no: