Nascar joga para 2022 a adoção dos carros Next Gen
O que já se comentava nos bastidores se tornou oficial nesta quinta-feira (2). A Nascar resolveu seguir o caminho da F1 e adiou para 2022 a entrada em vigor de seu novo pacote técnico para a Cup Series – o carro conhecido como Next Gen (ou Gen-7), que começou a ser testado no fim de 2019. Deste modo, os modelos atuais serão aproveitados por mais uma temporada. Uma decisão sensata diante dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, sentidos de forma especial pelos times menores.
O adiamento tira ainda, da própria organização, o peso do programa de desenvolvimento, que inclui uma série de treinos e ajustes, dentro e fora da pista. Com a perspectiva de um calendário intenso tão logo seja possível voltar a competir, restaria pouco tempo a ser dedicado para uma mudança tão completa.
Entre as novidades que serão adotadas nos Next Gen estão os pneus e rodas aro 18, com a fixação por porca única. A adoção de um difusor na traseira e a presença de reforços em fibra de carbono na estrutura tubular são outros pontos previstos para um pacote desenvolvido em túnel de vento de modo a reduzir a turbulência aerodinâmica e favorecer o aproveitamento do vácuo.
Siga o Racemotor no: