Nascar mexe nas regras e reduz potência para aumentar competitividade. Acabou o restrictor plate

O domínio do trio Kevin Harvick, Martin Truex Jr. e Kyle Busch na temporada regular da Nascar Monster Energy Cup Series parece ter impulsionado a categoria a mexer nas regras técnicas para 2019. E enquanto categorias como a Indycar apostam no aumento de potência, a stock norte-americana segue caminho oposto. Nas pistas médias e superspeedways, a ordem será contar com algo em torno de 550 cavalos, ou 200 a menos que a estimativa atual. Além disso, a tendência de reduzir o downforce dos últimos anos chega ao fim – os carros terão mais pressão aerodinâmica e, com isso, comportamento mais previsível.

A redução da potência será obtida ‘estrangulando’ os motores V8, ao limitar a quantidade de ar que chega até eles (o que obriga a empobrecer a quantidade de etanol e, com isso, rodar bem abaixo do potencial máximo). Nos circuitos intermediários e velozes, os espaçadores terão a dimensão reduzida de 1.17 para 0.922 polegadas. E os carros terão de ir à pista com os dutos que desviam o ar dos pneus dianteiros para as laterais dos carros abertos (mais um elemento de resistência aerodinâmica). Nos short tracks e traçados mistos (incluindo o Roval de Charlotte), nada muda.

Além disso, a asa traseira volta a ganhar em altura (passa a ter oito polegadas), o splitter dianteiro se torna maior e se prolonga 2 polegadas em relação à carroceria. O suporte do radiador passa a ter 37 polegadas em sua parte dianteira por 31 na traseira.

O vice-presidente executivo e diretor de desenvolvimento de competição da Nascar, Steve O’Donnell, explicou o objetivo e as circunstâncias das mudanças: “Os carros estavam se tornando muito rápidos nas entradas de curva e não desgastavam os pneus como os pilotos desejavam. O que nós queremos é dar cada vez mais ênfase ao trabalho do piloto, eles são as estrelas do espetáculo. E tanto o que fizemos na All-Star Race quanto na Xfinity mostra que esse é o caminho a ser seguido para termos mais disputas lado a lado, facilitar o vácuo e as ultrapassagens. Todos sairão ganhando”, acredita.

A Nascar optou por manter as regras atuais para as 500 Milhas de Daytona. Em Pocono, Atlanta, Darlington e Homestead, os dutos dianteiros poderão ser fechados. Em Talladega e na etapa de 4 de julho de Daytona, as novas regras decretam o fim dos restrictor plates usados para aproximar o pelotão e evitar uma escalada ainda mais impressionante das velocidades.

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