Nascar próxima de ganhar quarta montadora
Os bastidores da Nascar estão agitados em relação ao futuro da competição. Para 2022, a chegada dos carros NextGen e as mudanças de pilotos e equipes movimentam rumores e especulações. Mas há novidades também para os anos seguintes. A principal delas foi levantada por dois nomes respeitados na categoria e muito bem informados. Um deles – o jornalista Adam Stern, do Sports Business Journal, revelou que a organização está próxima de confirmar a chegada de uma quarta montadora, para se juntar a Chevrolet, Ford e Toyota.
O outro personagem foi além, e revelou quem prepara o desembarque na Nascar para os próximos anos: a Honda. Informação antecipada por Brett Griffin, spotter veterano que é um dos participantes do podcast Door Bumper Clear, produzido pela Dirty Mo Media, de Dale Earnhardt Jr.
A maior parte das perguntas sobre a entrada da gigante japonesa ainda não tem resposta. Como por exemplo o ano de estreia e o cronograma nas três divisões. A Honda pode seguir o caminho da Toyota e iniciar a trajetória pela Truck Series, para desenvolver seus motores sem pressão ou qualquer risco à imagem nas pistas. A divisão de competição da marca nos EUA (HPD), aliás, terá de partir do zero para contar com um V8. Mesmo os carros da Acura (os SUVs, o sedã TLX e o esportivo NSX) são empurrados por motores V6.
Acura
A escolha da Acura e o do visual de um de seus modelos (o TLX seria o mais adequado) é uma grande possibilidade – a Honda optou por ela na IMSA, que hoje também pertence à Nascar. Na Fórmula Indy os motores ganham o nome mais conhecido em todo o mundo. O interesse da Honda pode ser um sinal de que a stock norte-americana caminha para um futuro híbrido nos próximos anos. O que ajudaria a justificar o investimento junto à direção da empresa e garantir o financiamento necessário.
Nos bastidores da Nascar já surge o rumor de que a Chip Ganassi Racing seria a encarregada de defender os japoneses na Cup. Se conta com os motores Honda na Indy, a CGR alinha um Cadillac (Chevrolet) na IMSA, como parte da aliança que inclui os Camaro de Kurt Busch e Ross Chastain na Cup.
Elétricos
Outra novidade envolvendo a Nascar pode torcer o nariz dos puristas. A categoria estuda a criação de uma divisão elétrica para os próximos anos. Um campeonato que dificilmente se encaixaria no formato dos demais, por um motivo simples: a baixa autonomia atual. Apenas com um sistema de troca de baterias nos pitstops seria possível pensar em distâncias maiores. De todo modo, os motores a combustão ainda são prioridade, de preferência com combustíveis sustentáveis – o atual E85 tem 85% de etanol anidro.
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