Nascar revela formato do Clash no Coliseu de Los Angeles
Agora que a temporada terminou, a Nascar se concentra em 2022, que marcará a estreia dos carros de sétima geração (NextGen). Ela revelou os detalhes da primeira prova em que as novas máquinas estarão em ação, também em um palco inédito: o Busch Clash de 6 de fevereiro, no Coliseu de Los Angeles. O estádio receberá um oval asfaltado de um quarto de milha (402m).
E se o traçado é bem menor que o superspeedway ou o misto de Daytona (que recebeu o desafio extra-campeonato ano passado), haverá vagas para 40 carros. Diferente do que era adotado até agora – os poles do campeonato anterior e vencedores de estágio, além dos vencedores de edições passadas, eram os únicos a alinhar.
Lógico que não há espaço para todos numa mesma prova e, por isso, uma programação de baterias nos dois dias do evento vai determinar os finalistas. Tudo começa com a qualificação individual, que apontará os grids das quatro corridas classificatórias de 25 voltas. Em cada uma, os quatro melhores avançam ao Clash propriamente dito, que terá 23 máquinas em ação para 150 voltas.
Sobram então 24 carros brigando pelas sete vagas restantes. Eles farão duas corridas de repescagem, com 50 voltas cada. Os três primeiros de cada também avançam. O último posto disponível irá para o piloto com a maior pontuação no campeonato deste ano que não tenha conseguido se qualificar. O que significa dizer que Kyle Larson estará no grid de qualquer forma, ainda que não supere a peneira inicial. A final terá largada às 21h pelo horário de Brasília.
Siga o Racemotor no: